ENSP lança material de livre acesso para apoio na capacitação em M&A

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A ENSP acaba de lançar o recurso educacional em formato digital Proposta Pedagógica: Monitoramento e Avaliação para Ação em Saúde Pública. A ferramenta é fruto de uma série de esforços do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Laser/Densp/ENSP) para a qualificação de profissionais inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) com vistas a institucionalizar o Monitoramento e a Avaliação na prática da gestão de programas de controle de processos endêmicos. Tal iniciativa, que está em acesso livre para todos os interessados no tema, é uma produção conjunta do Laser/Densp com a Coordenação de Desenvolvimento EducacionaI e Educação a Distância da Escola (Cdead/ENSP) e a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS). Ele foi desenvolvido no âmbito do Edital Iniciativas Educacionais aplicadas em Vigilância em Saúde, decorrente do chamamento público nº5/2014 SVS/Ministério da Saúde.
 
 
 
As pesquisadoras do Laser/Densp e coordenadoras do projeto, Gisela Cardoso e Elizabeth Moreira dos Santos, relembraram sua história. O material tem como base a experiência acumulada da realização de dezenas de oficinas curtas - customizadas para cada instituição demandante -, as diferentes versões do curso de especialização a distância, e do mestrado profissional, todos em Avaliação em Saúde, que compõem um programa de formação, cujo foco é a qualificação e formação de profissionais em serviço em Monitoramento e Avaliação (M&A). 
 
Elas contaram que a chave do sucesso das oficinas, alinhadas ao programa de formação é o fato delas serem baseadas em metodologia ativa, com proposta pedagógica de problematização da prática dos sujeitos envolvidos e a inversão do arco tradicional de teoria e prática para prática, teoria e prática aplicada. As pesquisadoras ressaltaram que foram essas oficinas customizadas que deram origem ao material lançado agora. “O material - produzido pelo Laser/Densp de forma compartilhada com a Cdead/ENSP, e com acompanhamento direto de quatro técnicos do Ministério da Saúde -, passou por processo de validação entre pares e de alinhamento às ações de vigilância propostas pelo Ministério, detalhou Gisela.
 
O desenvolvimento de iniciativas educacionais que abarcam modelos e práticas de M&A vinculados à vigilância em saúde faz parte da estratégia nacional de fortalecimento da área por meio da qualificação de recursos humanos do SUS. A ampliação do acesso à formação em Monitoramento e Avaliação contribui para a institucionalização e utilização das práticas em M&A para a tomada de decisão na gestão das políticas e programas de saúde.  
 
 
Segundo as pesquisadoras, a ideia é que o material seja amplamente utilizado como um suporte pedagógico para o aprendizado participativo, em especial pelos técnicos do SUS nos diferentes níveis (federal, estadual e municipal), facilitando, assim, a gestão e mobilização do conhecimento para o fomento da cultura de M&A e suas práticas. 
 
A educação a distância na disseminação do M&A
 
A coordenadora da equipe de Criação e Desenvolvimento de Processos Educativos da Cdead/ENSP, Henriette dos Santos, lembrou que o aprendizado relacionado ao desenvolvimento de material didático por parte da equipe envolvida alavancou a elaboração deste recurso educacional em formato digital, que objetiva apoiar diferentes iniciativas, tais como disciplinas, cursos (presenciais ou a distância), oficinas, e também outros profissionais e alunos que desejem ampliar seus conhecimentos acerca do tema. 
 
Sobre as outras iniciativas do Laser/Densp desenvolvidas em parceria com a Cdead, Henriette – que também atuou como assessoria pedagógica deste material - lembrou que “apesar da complexidade e do desafio de elaboração de um curso a distância nesse nível de ensino, dentro da perspectiva da construção coletiva de conhecimentos, são inúmeras as evidências de que os resultados da formação são expressivos e coletivizados. Todos aprendem: coordenação, assessoria pedagógica, orientadores de aprendizagem, docentes e, principalmente, os alunos”.
 
A experiência de construção do curso de especialização a distância possibilitou sua oferta em âmbito nacional, ampliando as possibilidades de formação discente nesse campo. Rodrigo Carvalho, assessor pedagógico da Cdead, comentou que “além dessa potencialidade, a parceria constituiu-se em um espaço privilegiado para discussões referente à docência, mediação e interação por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, resultando na qualificação para docência a distância de tutores-docentes e orientadores de aprendizagem”, comentou ele. 
 
O programa de Monitoramento & Avaliação
 
Esta proposta de formação em Monitoramento & Avaliação teve início em 2003 pelo Laser/Densp em parceria com o Center for Disease Control and Prevention (CDC), juntamente com o Departamento de Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Desde então, Elizabeth Moreira e Gisela Cardoso, além de Marly Cruz e Ana Claudia Figueiró, que também integram o Laser/Densp, vêm trabalhando com a linha de pesquisa e no desenvolvimento de modalidades de ensino em M&A. “O primeiro projeto partiu de um diagnóstico que colocava a necessidade de cursos de longo prazo, como mestrado, combinados a cursos de curta duração, visto a peculiaridade dos alunos, profissionais do SUS”, descreveu Elizabeth. 
 
Todos os detalhes da história desse programa de formação podem ser conferidos no capítulo E-Learning and problematizing pedagogies: A Brazilian experience in Monitoring and Evaluation Teaching, na seção sobre educação em saúde e internet, do livro The Internet and Health in Brazil – Challenges and Trends, organizado pelo também pesquisador da ENSP, André Pereira Neto em parceria com Matthew Flynn, do Department of Political Science and International Studies & Department of Sociology and Anthropology, Georgia Southern University, Statesboro, GA, USA. 
 

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