Busca do site
menu

Revista Intervozes conta com nova editoria

ícone facebook
Publicado em:15/08/2019
Revista Intervozes conta com nova editoriaA revista Intervozes, publicação interdisciplinar, organizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE), conta com um novo editor, o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Gideon Borges. Em sua última edição, que está disponível on-line, os artigos abordam a Saúde do Trabalhador. A publicação têm como foco saúde, trabalho e cultura.

Com periodicidade anual, a revista tem como perspectiva acolher artigos não apenas de pesquisadores renomados, mas também incluir artigos de pesquisadores recém formados, e alunos, inclusive de graduação, que muitas vezes não encontram lugar em muitas revistas na atualidade.

Além disso, segundo o novo editor, ela possui o nome 'Intervozes', pois busca abrir espaço para o diálogo com diferentes atores sociais, acadêmicos e "não-acadêmicos" que, seja como sujeitos da pesquisa, seja nos movimentos sociais ou nas práticas profissionais contribuem substancialmente para as reflexões, estudos e produção científica, especialmente no que tange aos temas de interesse da revista. Dessa forma, a revista conta com textos de opinião e manifestos. Segundo o editor, a publicação sai bastante do padrão de somente publicar artigos científicos. “A ideia é poder dar visibilidade a grupos e linguagens com pouco espaço em publicações acadêmicas”, enfatizou ele.

"De modo geral ela é temática. Com base no tema fazemos encomenda dos textos para alguns professores e divulgamos nas instituições para que outros profissionais que lidam com a temática possam, também, enviar artigos", explicou ele. A ideia é que a revista possa dar contribuição para o debate sobre temas de relevância, debate esse expresso em uma seção em que se articulam textos de diferentes autores em torno de uma proposta de discussão.

A revista tem periodicidade semestral. O número atual, volume 4, nº1, aborda problemáticas relativas à saúde do trabalhador, analisando de que forma as interações entre pessoas, sistemas de trabalho e tecnologias produzem doenças, resgatando o Método Ramazzini, além de denunciar a precarização do trabalho, e refletir sobre resiliência e burnout na perspectiva dos professores.

Acesse a edição atual aqui.

Sobre a Revista

A revista Intervozes é uma publicação interdisciplinar, no campo de estudos sobre trabalho, saúde e cultura, destinada à divulgação de produção acadêmica e cultural, preferencialmente de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação. Fruto de uma iniciativa interinstitucional, envolvendo docentes e discentes da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE). 
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Revista Intervozes conta com nova editoria