Busca do site
menu

ENSP inicia novo Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

ícone facebook
Publicado em:09/08/2019
Em julho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) iniciou a 3º edição do Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, na modalidade EAD. Oferecido em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e coordenado pelos professores Lenice Reis e Victor Grabois, o curso é um desdobramento do projeto de colaboração, capitaneado pelo pesquisador Walter Mendes (falecido em 2017), entre a ENSP a e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, a partir da negociação estabelecida com a Anvisa, que resultou na assinatura de uma Carta Acordo. 

ENSP inicia novo Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente
 
A intenção é formar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) - atuantes dos serviços de saúde - com competências e conhecimentos científicos referentes à qualidade na prestação de cuidados de saúde e à segurança do paciente, de forma a contribuir para que processo de atendimento se torne mais seguro e efetivo.
 
Para essa nova edição do curso, foram revisados e atualizados os livros produzidos originalmente para a primeira versão, e elaborado um novo livro específico que aborda questões sobre a Vigilância Sanitária e a Segurança do Paciente.
 
A especialização destina-se a profissionais de hospitais do SUS, com mais de 100 leitos, e a profissionais do nível central das Secretarias de Estado de Saúde que atuam na área da vigilância sanitária de serviços de saúde, além de outras áreas ligadas à qualidade do cuidado e segurança do paciente. Foram cerca de 5.000 inscrições, para as 1.000 vagas ofertadas. 
 
Os alunos estão divididos em 50 turmas, distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal.  O primeiro momento presencial do curso aconteceu entre os dias 15/7 e 19/7, mobilizando um grande contingente de profissionais e de instituições que apoiaram a realização dessa etapa. 
 
Os tutores que acompanham as turmas também foram formados especialmente para essa versão, com apoio da equipe da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a distância (CDEAD/ENSP). Com o apoio das orientadoras de aprendizagem e da coordenação, estão aptos a orientarem o processo de aprendizagem e de construção do trabalho de conclusão do curso, que serão projetos de intervenção a serem aplicados nos locais de trabalho desses alunos. 
 
“Sabemos que não são só os projetos de intervenção que vão resolver a situação dos serviços de saúde, mas a aposta é que a partir da qualificação das pessoas é possível uma mudança na percepção das questões da qualidade do cuidado e da segurança do paciente. É importante que as pessoas estejam atentas e abertas às possibilidade de melhoria, que se sintam aptas a promover essa melhoria, isso é muito importante para gente" disse a coordenadora.
 
Para a equipe de coordenação, ver o entusiasmo dos novos alunos é gratificante. "As expectativas são muito grandes e os alunos estão muito empolgados, muito felizes pela oportunidade de fazer um curso da Fiocruz. A ENSP, por meio do ensino a distância, amplia o acesso a essa temática de um contingente expressivo de profissionais, dispersos em diferentes partes do país”.

A formação está apenas no início, serão cerca de 13 meses de trabalho e a equipe de coordenação acompanhará todo a trajetória para apoiar os alunos no processo de aprendizagem que visa contribuir com um SUS mais seguro e efetivo.
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP inicia novo Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente