Busca do site
menu

Saúde, democracia e consolidação dos princípios do SUS pautam discussão na 16ª CNS

ícone facebook
Publicado em:06/08/2019
De que forma os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, pesquisadores, demais profissionais do setor e a própria sociedade civil podem atuar em seus territórios para contribuir para a consolidação do SUS? A partir deste questionamento, os participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, iniciaram as atividades na manhã da segunda-feira (5/8).

A mesa de debate "Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)" contou com a participação da pesquisadora da Fiocruz Brasília, Maria do Socorro de Sousa, da representante do Movimento de Saúde Jussara Cony; do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e representante da Rede Unida Alcindo Ferla, e foi moderada pelo membro da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Moysés Longuinho de Souza.

Saúde, democracia e consolidação dos princípios do SUS pautam discussão na 16ª CNS

Os três participantes ressaltaram não só o tema central da 16ª edição da Conferência, “Democracia e Saúde”, o mesmo que conduziu as discussões da 8ª Conferência Nacional de Saúde, mas também a conjuntura atual do país, que, conforme os debatedores, impõe uma série de desafios para a manutenção dos direitos sociais da população e da própria democracia.

"Conseguimos fazer uma 16ª Conferência à altura do movimento indicado. São delegados, juventude, trabalhadores recém-ingressos, gente de todo o país dividindo espaço nessa arena para mandar a mensagem principal, de que a democracia se faz ouvindo e respeitando o povo", enfatizou Socorro.

Confira a matéria completa.
 

Fonte: Fiocruz Brasilia - Gerência Regional de Brasília (Gereb)

Nenhum comentário para: Saúde, democracia e consolidação dos princípios do SUS pautam discussão na 16ª CNS