Busca do site
menu

Centro de Estudos da ENSP debate o uso apropriado de medicamentos

ícone facebook
Publicado em:05/08/2019

O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debaterá a Promoção do uso apropriado de medicamentos no Brasil: avanços e desafios. Para discutir o tema, o evento contará com a participação do coordenador da Ação Internacional pela Saúde (AIS), Benoit Marchand, do membro do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Evandro de Oliveira Lupatini, e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tiago Coutinho. O Ceensp está marcado para o dia 7 de agosto, às 13h30, no salão internacional da ENSP.

Aberto a todos os interessados, o Centro de Estudos será coordenado pelos pesquisadores do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), Rondineli Mendes e Vera Lucia Luiza. Rondineli reforça que o medicamento é um elemento fundamental na assistência à saúde. Portanto, é primordial que seu uso seja racional para o paciente e o sistema de saúde. "O medicamento não é uma ferramenta qualquer. Assim como traz diversos benefícios, o uso inadequado pode trazer riscos. É preciso ter um olhar diferenciado para isso", alertou.

O pesquisador do NAF falou brevemente sobre a participação dos convidados. "O francês Benoit Marchand possui muita experiência na capacitação em promoção do uso racional do medicamento no contexto da atenção primária, enquanto Evandro Lupatini, coordenador do Comitê de Uso Racional de Medicamentos, reativado pelo Ministério da Saúde, abordará as políticas em desenvolvimento para o uso apropriado de medicamentos. Tiago Coutinho, por sua vez, falará sobre a promoção e a propaganda de medicamentos nas mídias sociais, algo ainda pouco regulado e que precisa da nossa atenção", destacou. 
 

Centro de Estudos da ENSP debate o uso apropriado de medicamentos

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Centro de Estudos da ENSP debate o uso apropriado de medicamentos