Busca do site
menu

Encontro na ENSP discute criação do Centro de Conhecimento em Políticas de Tabaco no Brasil

ícone facebook
Publicado em:31/07/2019
Encontro na ENSP discute criação do Centro de Conhecimento em Políticas de Tabaco no BrasilNa segunda-feira (26/7), o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca  (ENSP/Fiocruz), Hermano Castro, pesquisadores do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) e membros da Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP receberam a chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da OMS (CQCT/OMS), Vera da Costa e Silva, e membros da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) para discutir uma proposta de cooperação técnica para fortalecimento das políticas de controle do tabaco nos estados-membros da CQCT, com ênfase em países de língua portuguesa. O Objetivo é criar um Centro de Conhecimento sobre Políticas de Controle do Tabaco, no âmbito do Cetab/ENSP/Fiocruz.
 
Os Centros de Conhecimento fazem parte de uma Estratégia do Secretariado da CQCT para analisar, sintetizar e divulgar aos países que ratificaram ao tratado informações sobre diversos temas, em conformidade com o Artigo 22 (Cooperação nos campos científico, técnico e jurídico e provisão de especialização relacionada). Atualmente, a CQCT/OMS possui sete Centros de Conhecimento (Knowledge Hubs), presentes na Austrália, Finlândia, Índia, Líbano, África do Sul, Uruguai e Tailândia. 
 
Vera da Costa e Silva afirmou que o Relatório da OMS sobre a Epidemia Global do Tabaco de 2019, divulgado na sexta-feira (26/7), revelou que o Brasil é segundo pais do mundo (o primeiro foi a Turquia) a cumprir as seis medidas MPOWER* de controle do tabaco (veja na imagem). Para ela, a experiência brasileira tem muito a auxiliar na implementação da estratégia global de fortalecimento e aceleração da implementação da Convenção-Quadro. 
 
“Temos muito conhecimento, tecnologia e experiência para compartilhar. O Secretariado foi procurado pelo Governo Brasileiro, por meio da Conicq e do Cetab/ENSP, com a ideia de estabelecer o Centro de Conhecimento para colaborar com a implementação da Convenção”, explicou Vera lembrando que a França também está em fase de criação do Centro.

Encontro na ENSP discute criação do Centro de Conhecimento em Políticas de Tabaco no Brasil

A Secretária Executiva Comissão Nacional Convenção Quadro Controle Tabaco (Conicq), Tânia Cavalcante, enalteceu que a criação do Centro de Conhecimento no Cetab/ENSP/Fiocruz reflete os bons resultados na área de controle do tabaco, além de impulsionar novas cooperações nesse campo.
 
“O Centro agrega grande valor em termos de cooperação - eixo central para Política Nacional de Controle do Tabaco. Hoje, o Brasil recebe diversas demandas no campo da cooperação internacional, o que reflete os bons resultados da política e faz parte do processo de implementação global da Convenção-Quadro. Certamente, a Fiocruz, com sua rede de parcerias nacionais e internacionais em saúde pública e de cooperação com os países da CPLP entre outros, brinda a Política Nacional com uma possibilidade de fortalecimento. Faremos de tudo para consolidar esse novo braço de cooperação agregando valor à política e à implementação da CQCT”.
 
O Centro de Conhecimento sobre Políticas de Controle do Tabaco e o Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco são instrumentos do Secretariado para responder às demandas das Conferências das Partes. Na opinião do diretor da ENSP, Hermano Castro, a incorporação desse centro ao Cetab/ENSP é um passo fundamental para Fiocruz disseminar sua produção de conhecimento na área de controle do tabaco. 
 
“Nossa equipe de pesquisadores está atenta às necessidades da política de Controle do Tabaco. Apesar de avançarmos no cumprimento da CQCT e na redução do número de fumantes, precisamos reduzir ao máximo os impactos do tabagismo sobre as populações expostas e no SUS, uma vez que seguimos com um número elevado de doenças decorrentes do uso do tabaco, como o câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica e o infarto agudo do miocárdio”. 
 
Encontro na ENSP discute criação do Centro de Conhecimento em Políticas de Tabaco no Brasil
 
Confira os participantes da reunião
 
Hermano Castro – Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)
Vera Luiza da Costa e Silva - Chefe do Secretariado da Convenção Quadro do Controle do Tabaco da OMS
Tania Cavalcante -Secretária Executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, Brasil (Conicq-Inca)
João Viegas - Coordenador Regional da Conferência das Partes (COP) para Região das Américas CQCT-OMS  e Relações Internacionais do Inca
Cristina Peres (Coniq-Inca)
Augusto Paulo Silva -  Assessor de Cooperação Internacional para a África e CPLP do Cris/ Presidência da Fiocruz
Valeska Carvalho Figueiredo – Coordenadora do Cetab/ENSP/Fiocruz
Silvana Rubano Turci - coordenadora do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco (Cetab/ENSP/Fiocruz)
Marcelo Moreno – CETAB/ENSP/Fiocruz
Pedro Burger – Assessor de Cooperação Internacional ACI/VDEGS ENSP
Felippe Amarante – ACI/VDEGS ENSP Fiocruz
Beatriz Nascimento – Assessora da Vice Direção de Escola de Governo VDEGS/ ENSP/Fiocruz

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: Encontro na ENSP discute criação do Centro de Conhecimento em Políticas de Tabaco no Brasil