Busca do site
menu

Livro digital 'Pesquisa Nacional sobre o uso de crack' está disponível on-line

ícone facebook
Publicado em:31/07/2019
O livro digital Pesquisa Nacional sobre o uso de crack - Quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? Quantos são nas capitais brasileiras?, organizado pelos pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni, está disponível on-line. A pesquisa foi lançada em setembro de 2013. O livro está disponível para a consulta, com um detalhamento maior das informações.

A pesquisa, considerada a maior do mundo, visou a investigação, além da exploração etnográfica das cenas de uso e inquérito epidemiológico, de abrangência nacional, com o propósito de traçar o perfil dos usuários de crack em todo o país, indo às cenas de consumo da droga. A pesquisa foi coordenada pelos pesquisadores Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni.

Ela servirá para orientar as políticas governamentais e sociais para lidar com a população usuária de crack e outras drogas similares.

Um dos pontos altos da pesquisa é mostrar que o crack não pode ser visto como a única droga existente no Brasil, com potencial que cause danos à população, pois outras drogas ilícitas, como a cocaína, por exemplo, também estão presentes no dia a dia do brasileiro.

Mesmo assim, além de trazer números sobre a real situação do crack no país, a "Pesquisa Nacional sobre o uso de crack" revela que são as vulnerabilidades sociais que marcam o usuário – jovens adultos, homens e mulheres – a maioria com baixa escolaridade e negros ou pardos, evidenciando que o uso do crack é, no Brasil, atualmente, um problema social.
 

 


Fonte: Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz Pesquisa

Nenhum comentário para: Livro digital 'Pesquisa Nacional sobre o uso de crack' está disponível on-line