Busca do site
menu

Reforma Trabalhista causou muitas mudanças, poucos empregos e mais doenças

ícone facebook
Publicado em:26/07/2019
Reforma Trabalhista causou muitas mudanças,  poucos empregos e mais doençasA promessa de oferta de novos postos de empregos para a população brasileira, após a aprovação da Reforma Trabalhista, não se concretizou. Com um índice de 17,4% de desempregados, há mais de dois anos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a situação dos trabalhadores só piorou, e pode se agravar caso passe no Congresso a Reforma da Previdência. 
 
O blog Reforma Trabalhista desta semana traz algumas reflexões sobre o aumento do desemprego após a implementação da Lei n. 13.467/2017, assinada em julho de 2017, com o desastroso impacto na vida dos trabalhadores, trazendo mais incertezas e doenças.
 
Com um horizonte de instabilidades na vida política e econômica, resta para o brasileiro se equilibrar em empregos precários, trabalhos intermitentes ou informais. A pesquisa da International Stress Management Association (Isma) constatou que o ambiente de trabalho está deixando cada vez mais o brasileiro adoecido, só perdendo para o Japão, onde doenças relacionadas ao excesso de trabalho são responsáveis por aproximadamente 10 mil mortes por ano. 
 
Para conhecer o retrato do país, nos últimos anos, em relação ao desemprego, trabalhos informais e à deterioração das condições sociais dos trabalhadores, leia o artigo "Panorama do mercado de trabalho brasileiro entre 2012 e 2018", dos pesquisadores Lauro Mattei e Vicente Loeblein Heinen, da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). 
 
Sobre a flexibilização das relações de trabalho, leia o artigo "Reforma trabalhista e a mudança de paradigma do negociado sobre o legislado", dos pesquisadores Walkiria Martinez Heinrich Ferrer e Lourival José de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Conheça o blog Reforma Trabalhista e leia mais artigos e notícias aqui
 
 

Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais

Nenhum comentário para: Reforma Trabalhista causou muitas mudanças, poucos empregos e mais doenças