Busca do site
menu

Consumo abusivo de álcool aumenta 42,9% entre as mulheres

ícone facebook
Publicado em:26/07/2019

Consumo abusivo de álcool aumenta 42,9% entre as mulheresDados inéditos do Ministério da Saúde apontam que 17,9% da população adulta no Brasil fazem uso abusivo de bebida alcoólica. O percentual é 14,7% a mais do que o registrado no país em 2006 (15,6%). Mesmo com o percentual menor, as mulheres (11%) apresentaram maior crescimento em relação aos homens (26%), no período de 2006 a 2018. Em 2006, o percentual entre as mulheres era de 7,7% e entre os homens, 24,8%. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, divulgados na quinta-feira (25/7), durante Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília (DF).

 
A pesquisa apontou ainda que o uso abusivo entre os homens é mais frequente na faixa etária de 25 a 34 anos, 34,2% e entre as mulheres nas idades de 18 a 24 anos (18%). O menor percentual entre os homens e mulheres, foram observados em pessoas com 65 anos e mais, sendo, 7,2% entre homens e 2% em mulheres. O percentual de consumo abusivo entre os brasileiros tende a diminuir com o avanço da idade, em ambos os sexos.

"O consumo abusivo de álcool entre as mulheres teve um aumento significativo, em decorrência da mudança de comportamento. Elas estão mais presentes no mercado de trabalho e com uma vida social mais ativa. A estratégia do Ministério da Saúde para reduzir esse aumento expressivo é melhorar a informação. Trabalhar a informação sobre os malefícios do álcool, explicar sobre o consumo regular e social mais sustentável. Entendemos que precisamos intensificar ainda mais a informação não só para esse grupo, mas para toda a população", ressaltou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 

Fonte: Portal da Saúde
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Consumo abusivo de álcool aumenta 42,9% entre as mulheres