Busca do site
menu

Prefeitura do Rio de Janeiro divulga alerta epidemiológico de sarampo

ícone facebook
Publicado em:25/07/2019

Prefeitura do Rio de Janeiro divulga alerta epidemiológico de sarampoA Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, a Superintendência de Vigilância em Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura do município do Rio de Janeiro, divulgaram alerta epidemiológico de sarampo. Dados preliminares da Organização Mundial de Saúde apontam que casos notificados de sarampo no mundo em 2019, cresceram 300% nos primeiros três meses, em comparação com o mesmo período de 2018.

Confira, abaixo, parte do alerta, ou clique aqui e leia na íntegra.

Muitos países estão em meio a surtos consideráveis de sarampo, com todas as regiões do mundo experimentando aumentos sustentados nos casos.Dados preliminares da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que casos notificados de sarampo no mundo em 2019, cresceram 300% nos primeiros três meses, em comparação com o mesmo período de 2018. Muitos países estão em meio a surtos consideráveis de sarampo, com todas as regiões do mundo experimentando aumentos sustentados nos casos. Entre os que registram surtos atualmente, estão a República Democrática do Congo, Etiópia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Madagascar, Mianmar, Filipinas, Sudão, Tailândia e Ucrânia – causando várias mortes, principalmente entre crianças pequenas.

Ainda conforme a OMS, a África registrou um crescimento de 700%, Mediterrâneo Oriental 100%, Pacífico Ocidental e região das Américas de 60% e Sudeste Asiático com 40%. Na Europa, de janeiro a 30 de abril de 2019, 6.265 pessoas em 26 países contraíram a doença. Os países com maior número de confirmados se concentram na França (964) e Itália (861). Nos Estados Unidos, em 2019, de janeiro a 11 de julho foram confirmados 1.123 casos em 28 estados e na cidade de Nova York, foram 566 casos confirmados. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), desde o início de 2019 até 12 de julho foram confirmados 426 casos da doença em 07 Unidades Federadas (UF): São Paulo (350), Pará (53), Rio de Janeiro (11), Minas Gerais (4), Amazonas (4), Santa Catarina (3) e Roraima (1).

No Município do Rio de Janeiro, nesse mesmo ano, foram confirmados 03 casos em não residentes, com história de exposição em São Paulo, sendo dois em julho/2019. Estes casos foram atendidos e notificados por unidades de saúde do município. O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, com potencial para ser extremamente grave.

A vacina contra o sarampo é a medida de prevenção mais eficaz. No Brasil, o MS recomenda a vacina Tríplice Viral (SCR), disponível em Unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), para indivíduos na faixa etária de 01 a 49 anos. A vacina está contra indicada para gestantes, imunodeprimidos e para casos suspeitos.

Diante do exposto, recomendamos a intensificação das ações de Vigilância Epidemiológica do Sarampo, alertando os profissionais de saúde para que estejam sensíveis à identificação precoce de casos suspeitos e procedam à notificação IMEDIATA (em até 24 horas) ao serviço de vigilância em saúde local no horário comercial, e após este horário e nos finais de semana ao Plantão CIEVS RIO, para discussão e avaliação conjunta das ações pertinentes ao caso.


Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Prefeitura do Rio de Janeiro divulga alerta epidemiológico de sarampo