Lançado o Relatório Nacional da 16° CNS

Publicada em
 
 
 

Nesta terça-feira (23/7) foi consolidado o Relatório Nacional da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), com as diretrizes e propostas aprovadas nas conferências estaduais de saúde e do Distrito Federal, apresentado pelo Conselho Nacional de Saúde. Sistematizado pela Comissão de Relatoria da 16ª Conferência, o documento reúne, ao todo, 331 propostas relacionadas a Democracia e Saúde, Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

A revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, que congela investimentos em saúde até o ano 2036, e a garantia de financiamento público e sustentável ao Sistema Único de Saúde (SUS) foram algumas das propostas sistematizadas.

+ Leia o Relatório Nacional Consolidado da 16ª Conferência Nacional de Saúde

O Programa Mais Médicos, efetivação da política de saúde mental (sem retrocessos e contra a política de internações de longa permanência), fortalecimento da Atenção Básica em Saúde (ABS), garantia de um Plano de Carreira, Cargos e Salários do SUS para os servidores das três esferas de governo, são outras propostas que constam no documento visando a garantia e ampliação.

Composta por 24 participantes e colaboradores, a Comissão de Relatoria da 16° Conferência Nacional de Saúde analisou e tratou em leituras sucessivas e discursões, permitindo assim identificar e preservar as ideias centrais e as contribuições singulares que estavam nos mesmos.As atividades vão ocorrer no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de 4 a 7 de agosto.

Abrasco contribui com a Conferência

No próximo dia 2 de agosto de 2019, às 9h, a Diretoria da Abrasco lançará o documento "Pela garantia do direito universal à saúde no Brasil - Contribuição da Abrasco para o fortalecimento da 16ª Conferência Nacional de Saúde", na Sede da Organização Pan-Americana da Saúde, no Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, Brasília.

+ Acesse o documento da Abrasco aqui
 

Fonte: #susconecta

Nenhum comentário para "Lançado o Relatório Nacional da 16° CNS"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.