Busca do site
menu

Fiocruz firma acordo com Fundo da ONU para Populações

ícone facebook
Publicado em:22/07/2019
Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)
 
A Fiocruz formalizou ontem (17/7) uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). A assinatura do Memorando de Entendimento (MdE) entre a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora-executiva do Unfpa, Natalia Kanem, aconteceu na sede do Unfpa, em Nova York, no ensejo do Fórum Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável.

Fiocruz firma acordo com Fundo da ONU para Populações
 
“A assinatura deste Memorando de Entendimento com uma instituição com um mandato tão importante como a Unfpa representa um marco para Fiocruz”, destacou Nísia, ao exaltar o acordo, que prevê o desenvolvimento de programas conjuntos que visem o desenvolvimento sustentável, com oportunidades de educação e formação de profissionais.
 
“Estou muito contente de receber a Fiocruz, que é uma das instituições públicas de pesquisa em saúde mais proeminentes do mundo – aqui no Unfpa”, afirmou Natália Kanem, que é também sub-secretária-geral da ONU e esteve na Fiocruz para uma aula inaugural no início do ano.
 
Kanem mencionou a bem-sucedida parceria já existente entre as insituições no Brasil e destacou a importância do país na área de cooperação e o papel histórico da Fiocruz no desenvolvimento do sistema de saúde. “Este documento que assinamos é construído sobre uma base sólida. Este acordo nos ajudará a aproveitar ainda mais nossos pontos fortes e a beneficiar mais pessoas no Brasil, na região e no mundo”, destacou.
 
A cooperação entre a Fiocruz e o Unfpa vem se estreitando desde 2015, principalmente através do trabalho na resposta à epidemia de zika no Brasil e da cooperação técnica para ampliação do acesso à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no México.
 
A assinatura do documento abre caminho para fortalecer o trabalho conjunto entre as duas instituições. O Unfpa é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, trabalhando temas como o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura, e os direitos das juventudes. Além disso, o órgão apoia os países na produção e utilização de dados populacionais para subsidiar a tomada de decisões no campo das políticas públicas.
 
“Este novo acordo de cooperação permitirá que todos os países no qual o Fundo de População atua tenham a possibilidade de compartilhar e usufruir da expertise oferecida pela Fiocruz. Esta importante instituição contribui de diversas formas para o alcance do desenvolvimento sustentável, promovendo a saúde sexual e reprodutiva e ajudando a garantir que o mandato do Unfba seja materializado, o que pode fortalecer as políticas públicas e as capacidades institucionais dos países por meio do compartilhamento de boas práticas e conhecimentos”, celebrou o representante do Fundo de População no Brasil, Jaime Nadal.
 
O acordo acontece no momento em que a Fiocruz se prepara para a celebração dos seus 120 anos, em 2020. Para a presidente da Fundação, a assinatura do documento e o projeto que se segue terão um papel central no projeto principal dessa celebração, “Uma visão de futuro para saúde”.
 
“Em tal visão, o futuro precisa ser imaginado com grandeza, nos termos da Agenda 2030. Precisa ter como mote a inclusão efetiva daqueles que não tiveram seus direitos à democracia e à cidadania respeitados. Aos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres se somam outros temas essenciais dos direitos humanos, como o trabalho contra a violência baseada em gênero, etnia, racismo, e todas as formas de opressão”, afirmou a presidente da Fiocruz.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz firma acordo com Fundo da ONU para Populações