Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP comenta sobre mortalidade materna

ícone facebook
Publicado em:12/07/2019

Dentre os inúmeros problemas que compõem a precariedade do sistema de saúde pública do país, a negligência com gestantes se destaca. O Rio de Janeiro ocupa a sexta posição do país entre os estados com mais casos de displicência com mulheres grávidas, segundo o Ministério da Saúde. Em cada 100 mil gestantes, cerca de 84,7 morrem por causas relacionadas à gravidez, seja durante o período de gestação ou no momento do parto, sendo estes - muitas vezes - fatores evitáveis de acordo com o próprio Ministério. Em entrevista ao jornal O Globo, a pesquisadora Maria do Carmo Leal, coordenadora do Nascer no Brasil, afirmou que a situação está atrelada à conjuntura do país.

Pesquisadora da ENSP comenta sobre mortalidade maternaPara a pesquisadora, a falta de suporte social e financeiro são alguns dos motivos responsáveis por agravar a constância desses casos, bem como a falta de estrutura nos locais de atendimento e a má qualidade de serviço.

"Vivemos uma situação muito difícil no Brasil, e problemas de saúde que acometem mais os pobres, como a mortalidade materna, tendem a piorar. Temos um aumento da pobreza em anos recentes. E de forma aguda, com desemprego, falta de suporte social. Isso tudo agrava a situação dessas pessoas que já eram vítimas desse tipo de problema.", afirmou a pesquisadora.

Clique aqui para conferir a reportagem na íntegra.


Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP comenta sobre mortalidade materna