Busca do site
menu

Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista reúne milhares para comemorar o Dia Nacional da Ciência

ícone facebook
Publicado em:11/07/2019

“Foi uma atividade gratificante; saímos satisfeitas, pois o evento cumpriu seu objetivo: divulgar a ciência”, disse a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Silvana Granado sobre o encontro Domingo com ciência na Quinta, que reuniu mais de 4 mil pessoas em diferentes atividades. Silvana, junto com a equipe do projeto Nascer no Brasil, representou a Escola no encontro. A atividade, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), comemorou o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador.

Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista reúne milhares para comemorar o Dia Nacional da Ciência

Silvana destacou que seu grupo de pesquisa já faz esse trabalho de comunicação com a população e utiliza vídeos e infográficos como ferramentas de divulgação. E o convite da SBPC para participar do Domingo com ciência na Quinta foi recebido como uma oportunidade: "Foi um momento em que houve a oportunidade de apresentar as boas práticas, no pré-natal e no parto, para a população e, ao mesmo tempo, falar sobre ciência”, disse a pesquisadora.

Para Ana Tereza Vasconcelos, conselheira da SBPC, além das comemorações, o evento, na Quinta da Boa Vista, foi um alerta para toda a população sobre gravidade da situação da CT&I no Estado. “Estamos tendo cortes constantes na área de Ciência e Tecnologia, bem como MCTIC. E é para isso que estamos aqui: para comemorar. Mas também para alertar que sem ciência, sem tecnologia e sem educação nós não teremos os pilares básicos para o desenvolvimento econômico e social do país”, disse.

O Domingo com ciência na Quinta teve atividades como rodas de conversa; jogos interativos ilustrando princípios básicos da física, da biologia; brincadeiras sobre as bactérias presentes na chamada microbiota humana; desafios de matemática, química e engenharia para exercitar o pensamento; aulas práticas de produção de sabão e muito mais. Um dos destaques foi o Piquenique Científico. Nessa prática, crianças e adultos puderam conhecer qualidade da comida que consomem, aprender como evitar o desperdício e como aproveitar os alimentos integralmente, entre outros pontos.

O público também pode acompanhar apresentações musicais de vários estilos e ritmos – clássica, chorinho, samba, entre outros –, além de apresentações de violões, flautas, ballet e batucada.

Durante todo o dia, as tendas estiveram lotadas de pessoas curiosas e interessadas nos experimentos demonstrados. Além das atrações artísticas e culturais, pesquisadores conversaram com o público sobre a crise no financiamento para ciência e educação, bem como as graves consequências para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com informações do Jornal da Ciência | Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
 


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista reúne milhares para comemorar o Dia Nacional da Ciência