Busca do site
menu

Pesquisador da ENSP recebe homenagem da Câmara Municipal de Ribeirão Preto

ícone facebook
Publicado em:08/07/2019

Na última terça-feira, 3/7, foi entregue ao coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/ENSP/Fiocruz), Paulo Amarante, o título de Cidadão Ribeirão-Pretano, concedido pela presidência da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, conforme o Decreto Legislativo nº 04 de 2019, de autoria do vereador Marcos Papa.

 

A honraria propõe oficializar uma adoção ao homenageado, tornando-o um conterrâneo (independentemente de sua naturalidade), bem como um irmão, em consideração aos seus feitos em prol da comunidade a qual lhe é oferecida a condecoração.


Para Amarante, o recebimento da homenagem transcende a satisfação pessoal e familiar, sendo essa uma celebração pela representatividade ao movimento brasileiro da reforma psiquiátrica e a luta em defesa dos direitos humanos e cidadania de pessoas com transtornos mentais. “Nesse momento, todo o trabalho de produção de vida desenvolvido ao longo de mais de 40 anos está sendo duramente atacado e rebatido pelas forças reacionárias e conservadoras, pelas forças que querem destruir a possibilidade da diversidade da cidadania. Então, para mim, foi uma homenagem muito importante e acredito que, simbolicamente, eu representei todo movimento brasileiro que luta pela defesa da vida, pelo SUS, pela cidadania, pelos direitos humanos, pelas pessoas em fragilidade, em vulnerabilidade e em desvantagem social”, disse ele.

Em 4/7, dia seguinte da cerimônia, foi realizado o Encontro com Paulo Amarante sobre saúde mental na Universidade Paulista (Unip – Campus de Ribeirão Preto) que debateu o tema Perspectivas atuais e futuras da política de saúde mental do Brasil, ministrada por Paulo Amarante, e mesa redonda o Panorama atual e perspectivas da saúde mental em Ribeirão Preto, com diversos convidados.

Trajetória

Natural de Colatina, interior do Estado do Espírito Santo, Paulo Amarante é graduado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia, com especialização em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sanitarista, é um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Como representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM), atua avidamente em projetos e manifestos contra manicômios e todo tipo de tratamento que possivelmente faça uso de violência.


Atualmente, coordena o Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Abrasco – do qual é vice-presidente –, e participa da diretoria nacional do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Além disso, é professor e pesquisador titular do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

 

 

*Por Mariane Freitas, sob a supervisão de Isabela Schincariol.
 
*Mariane Freitas é estagiária de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP. Isabela Schincariol é jornalista da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Prêmios

Nenhum comentário para: Pesquisador da ENSP recebe homenagem da Câmara Municipal de Ribeirão Preto