Busca do site
menu

Curso Promoção do Uso Apropriado de Medicamentos na Comunidade

ícone facebook
Publicado em:28/06/2019
Curso Promoção do Uso Apropriado de Medicamentos na ComunidadePromoção de Uso Apropriado de Medicamentos na Comunidade é o tema do curso livre promovido pelo Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (NAF/ENSP). O curso ofertado será na sede da ENSP e acontecerá nos dias 08, 09, 12 e 13 de agosto de 2019. As aulas acontecem das 9h às 17 horas e serão ministradas prioritariamente em espanhol, mas de fácil compreensão para português.
 
Essa formação está dirigida preferencialmente para profissionais de saúde inseridos na atenção primaria em saúde da SMS Rio (alunos da residência médica em saúde da família e profissionais de nível superior de serviços de atenção primária, egressos de cursos oferecidos pela ENSP/Fiocruz), servidores do Ministério da Saúde e alunos de pós-graduação stricto ou latu sensu da Fiocruz. A formação tem por objetivo permitir a compreensão e análise crítica sobre estratégias de investigação e de promoção do uso apropriado de medicamentos na comunidade (PUAMC). 
 
As aulas serão ministradas pelo médico francês Benoit Marchand, profissional com grande experiência no tema e que aplica metodologia difundida pela Organização Mundial de Saúde. As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho e devem ser feitas aqui.
 
O curso também busca reforçar competências na identificação e aplicação dos diferentes passos para a concepção de uma intervenção eficaz para promover o uso adequado de medicamentos na comunidade, além de oferecer ao aluno a oportunidade de adquirir novas habilidades e identificar as áreas que precisam de aprofundamento, de maneira que possam aplicar os conhecimentos e replicar a experiência. 
 
O tema da promoção do uso apropriado de medicamentos em comunidades surgiu em meio aos cursos internos dirigidos à qualificação de recursos humanos na atenção primária, fruto de uma reflexão sobre a importância do ‘uso racional de medicamentos’ aos diferentes profissionais de saúde. Esse assunto é complexo, envolve vários atores com interesses distintos e muitas vezes com desequilíbrio nos recursos que governam, podendo-se citar prescritores, usuários, agências reguladoras, indústria e comércio farmacêutico.
 
Os métodos de ensino incluem atividades em grupo, sessões teóricas curtas, trabalhos em grupo prático, discussões plenárias, dinâmicas lúdicas e problematizadoras. Leia aqui o programa do curso.
 
 
 
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Curso Promoção do Uso Apropriado de Medicamentos na Comunidade