Busca do site
menu

Informe ENSP completa três mil edições

ícone facebook
Publicado em:19/06/2019
Nesta quarta-feira (19/6/2019), o Informe ENSP alcança a marca de três mil edições publicadas, com aproximadamente 29 mil notícias sobre as ações de ensino, pesquisa, cobertura de eventos e demais temas de interesse da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Em 2018, durante o aniversário de 64 anos da instituição, o Informe foi integrado ao novo site de Comunicação e Informação da Escola Nacional de Saúde Pública.

Informe ENSP completa três mil edições

O número expressivo baseia-se na reformulação do antigo ENSP Notícias, em 2006, quando o sistema desenvolvido para a nova versão do informativo incorporou o cadastro de notícias em uma única ferramenta, gerando, assim, a Edição nº 01 do Informe ENSP, em 16 de maio de 2006. 
 
O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, cujo conteúdo traz notícias de interesse geral da área de Saúde Pública, como a divulgação de pesquisas, congressos, cursos, bolsas e eventos de saúde. Seu primeiro formato foi veiculado em 1998, ainda sem um projeto gráfico. Hoje, o boletim do Informe ENSP conta com cerca de sete mil assinantes. 
 
Leia abaixo um pequeno histórico do veículo de divulgação das atividades da ENSP e confira a galeria de fotos com momentos marcantes da terceira milésima edição.

Informe ENSP completa três mil edições
 
Histórico do Informe ENSP
 
1998 foi o primeiro ano de edição do Informe Cedoc, que não contava ainda com um projeto gráfico. As notícias eram enviadas por e-mail, na forma de texto.
 
Em 1999, houve a primeira mudança no Informe, que já apresentava um projeto voltado para a web. A partir daquele momento, foi possível ao usuário acessar as notícias e navegar pelo seu conteúdo. Além disso, seções foram acrescentadas, e as notícias classificadas. Manteve-se, ainda, o Informe por e-mail com as principais manchetes do dia. O número de informações recebidas diariamente aumentou de forma expressiva, o que levou a uma nova reformulação.
 
No ano 2000, foi lançada a terceira versão do Informe Cedoc, que passou a se chamar Informe ENSP. Nesse modelo, o design, para garantir maior clareza ao leitor e facilidade na navegação, foi alterado. O número de seções diminuiu, e a procura pela divulgação de notícias pela rede cresceu bastante. Tornou-se imprescindível a construção de um banco de dados que armazenasse as notícias e um sistema de busca.
 
O novo Informe entrou em circulação em 2001. Passou a se chamar ENSP Notícias, e a principal mudança foi no seu dinamismo. Foram feitas pequenas alterações nas seções e implantado um sistema de gerenciamento de notícias, com o aporte de um banco de dados. Nessa versão, o usuário enviava sua notícia por meio de um formulário on-line, e a busca de notícias era feita pela data de publicação, palavra-chave ou seção do Informe.
 
Contudo, a internet faz com que as mudanças sejam obrigatórias em velocidade cada vez maior. Nos últimos quatro anos, diversas pequenas alterações foram implementadas no projeto do ENSP Notícias, que culminou, em 2006, com um projeto totalmente novo. O sistema desenvolvido para a nova versão do boletim permitiu que todas as notícias fossem cadastradas uma única vez e publicadas em diferentes lugares: Informe, Intranet, Portal ENSP e EAD. Mudaram também as seções, o banco de dados e o sistema de buscas, que passaram a contar com uma busca avançada. Assim, foi gerada a Edição número 01 do informativo. 

Informe ENSP completa três mil edições
 
Em 2008, o Informe ENSP lançou um novo layout e as informações reorganizadas, trazendo mais imagens para o leitor e criando seis novas seções fixas, agregadas no menu à direita: Assistência, Pesquisa, Cursos, Cooperação SUS, Projetos Sociais e Cooperação Internacional, se juntando, dessa forma, às seções já tradicionais do boletim, tais como Divulgação Científica, Notícias da Fiocruz, Defesas da ENSP, Sessões Científicas, entre outras.
 
Após três anos, a Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP lançou a sétima versão do Informe ENSP, em 14 de fevereiro de 2011. Na ocasião, as seções principais foram alteradas para garantir maior visibilidade às áreas que refletem a missão da ENSP e, ao mesmo tempo, facilitar a busca do material no Informe.
 
Em 2014, a oitava versão chegou para seguir com o objetivo de divulgar informações de saúde para a saúde no país. O formato mais recente privilegia, ainda mais, o ensino, a pesquisa e as atividades de cooperação nacional e internacional, as áreas de atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A alteração foi necessária para que o novo informativo acompanhe o crescimento da Escola, ampliando sua integração com as redes sociais, como Facebook e Twitter, e o canal de vídeos da instituição no YouTube.
 
Dois anos mais tarde, em 2016, a newsletter do Informe ENSP passou a ser divulgada semanalmente, reunindo as principais notícias do período. A iniciativa, além de valorizar os sites institucionais e compilar reportagens de maior relevância, priorizou o uso das redes sociais estimulando um acesso mais ágil à informação, aprimorando o engajamento dos leitores e ampliando o alcance da informação 
 
Em 2018, na comemoração de aniversário dos 64 anos da ENSP, houve o lançamento do novo Portal da Escola. Com isso, o Informe foi integrado ao site de Comunicação e Informação, página que inclui todos os serviços da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.
 
Informe ENSP completa três mil edições

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Informe ENSP completa três mil edições