Busca do site
menu

A Reforma Trabalhista acelerou a uberização do trabalho no Brasil

ícone facebook
Publicado em:13/06/2019
 
A Reforma Trabalhista acelerou a uberização do trabalho no BrasilO blog Reforma Trabalhista desta semana traz algumas reflexões sobre a precarização do trabalho após a implementação da Lei n. 13.467/2017, assinada em julho de 2017, com o consequente impacto na vida dos trabalhadores. Atualmente, 4 milhões de pessoas trabalham para empresas de aplicativos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
A fragilidade das relações de trabalho, motivada pelo aumento do desemprego e pelo impacto da Reforma Trabalhista, acentuou a informalidade, o subemprego e a exploração da mão-de-obra. Para compreender esse processo, que vem aumentando no mundo todo, apresentando-se de forma mais letal nos países subdesenvolvidos, leia o artigo da professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Angela Santana do Amaral, Precarização estrutural e exploração da força de trabalho: tendências contemporâneas.
 
Para analisar o mesmo processo de precarização no mundo do trabalho, com ênfase no setor de trabalhadores de empresas de aplicativos, leia as matérias dos jornalistas da BBC News Brasil, Leandro Machado, Dormir na rua e pedalar 12 horas por dia: a rotina dos entregadores de aplicativos e do The Intercept, Alexandre Andrada, Chineses, robôs e a ‘uberização’ das relações de trabalho: diga adeus às férias e ao 13°
 
Por fim, conheça a proposta da Reforma da Presidência para idosos em situação de miserabilidade e outras notícias e artigos no Blog da Reforma Trabalhista.
 
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: A Reforma Trabalhista acelerou a uberização do trabalho no Brasil