Busca do site
menu

ENSP, Uerj e UFRJ realizam seminário sobre ambiente alimentar

ícone facebook
Publicado em:12/06/2019

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão realizando, nos dias 12 e 13 de junho, o II Seminário Latino-Americano sobre Ambiente Alimentar e Saúde. O estudo do ambiente alimentar, cada vez mais frequente na América Latina, é o componente que liga os sistemas alimentares que cuidam da produção, distribuição e disponibilidades de alimentos, sejam in natura, processados ou ultra processados ao consumidor.


+ Veja mais: ENSP, Uerj e UFRJ organizam seminário sobre ambiente alimentar e saúde 

O Brasil tem sido pioneiro na criação de metodologias adequadas para os outros países da América Latina, tanto na mensuração como na intervenção, auxiliando, assim, casos como do México, cujas taxações dos refrigerantes obtiveram êxito e colaboraram na redução de bebidas açucaradas em 10%, e do Chile, que liberou uma nova rotulagem nutricional alertando a população sobre a alta quantidade de açúcar, gordura e sódio nos alimentos ultra processados.

Letícia Cardoso, pesquisadora da Escola e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI/ENSP/Fiocruz), menciona a importância da realização do seminário e destaca como as políticas públicas podem atuar para melhorar a alimentação. “É muito importante dar visibilidade a essa cadeia alimentar porque trata-se de um universo passível de políticas públicas. Por exemplo, a gente pode regular o que tem de propaganda nos supermercados, promoções para crianças, o marketing e a propaganda infantil. Podemos regular, também, o que é disponível no ambiente de trabalho”, alertou.

Com participações de especialistas de diversos países, o evento é ligado à Rede Latino-Americana de Saúde Urbana, tem financiamento do CNPQ e apoio da Aliança pela promoção da Alimentação Saudável, que irá realizar atividades com o público presente. 

Confira a programação completa aqui ou na página do evento no Facebook

 
ENSP, Uerj e UFRJ realizam seminário sobre ambiente alimentar
 

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP, Uerj e UFRJ realizam seminário sobre ambiente alimentar