Busca do site
menu

Residência Médica: ENSP oferece estágio internacional em Cuba

ícone facebook
Publicado em:13/06/2019
Residência Médica: ENSP oferece estágio internacional em CubaA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca acaba de lançar a chamada interna 2019 para o Programa de Estágio Internacional das Residências Médicas: Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. O acordo da ENSP, estabelecido com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia (Inhem), oferece seis vagas de estágio visando o conhecimento das características do sistema de saúde cubano, assim como a vivência da realidade dos serviços de Atenção Básica e epidemiologia em Cuba. As inscrições vão até 23 de junho.
 
O Programa tem ênfase no conhecimento de programas e serviços de saúde desenvolvidos no âmbito da Atenção Básica (AB); e seu objetivo é proporcionar ao aluno uma vivência da realidade dos sistemas, programas e serviços de saúde de países com os quais a ENSP mantém acordos e programas de cooperação, fortalecendo a formação dos mesmos no campo da Saúde Pública, e possibilitando uma oportunidade prática, de caráter estratégico, da compreensão de sua formação e atuação enquanto sanitarista no contexto da Saúde Global.
 
O estágio internacional compreende uma carga horária total de 120h, incluindo atividades teóricas e práticas. Elas serão realizadas no período de 9 a 27 de setembro de 2019 na Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba e no Instituto Nacional de Higiene Epidemiologia e Microbiologia, ambos localizados em Havana, Cuba.
 
A oportunidade é voltada para alunos dos Programas de Residência da ENSP. Ao todo estão sendo oferecidas 6 vagas, 5 para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, e 1 para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. 
 
Entre as atividades que serão desenvolvidas estão visitas supervisionadas a unidades de saúde de Havana, tutoria de docentes da Ensap e Inhem e outros profissionais de saúde envolvidos; aulas e atividades de orientação nas referidas instituições; assim como o acompanhamento de atendimentos e atividades no âmbito da Atenção Básica em unidades de saúde de Havana.
 
Os interessados devem realizar a inscrição pelo endereço eletrônico da Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP (aci@ensp.fiocruz.br) até o dia 23 de junho de 2019. Os candidatos deverão enviar uma cópia digital do currículo justificando a importância de tal estágio. O processo seletivo será realizado por banca composta de integrantes das coordenações dos Programas de Residência, bem como das Vices-Direções de Ensino e de Escola de Governo em Saúde, e da Assessoria de Cooperação Internacional. 
 
Confira aqui o edital.


Nenhum comentário para: Residência Médica: ENSP oferece estágio internacional em Cuba