Busca do site
menu

Mortes devido à poluição aumentam 14% em dez anos no Brasil

ícone facebook
Publicado em:07/06/2019
No Brasil, as mortes em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos. Nesse período, o número de óbitos por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) passou de 38.782 em 2006 para 44.228 mortes em 2016. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde, que utilizou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O número de mortes evitáveis por essas doenças cresceu, assim como a exposição ao O3 (poluição) em todo o país, com destaque para os grandes centros urbanos e estados castigados pelas queimadas.

Mortes devido à poluição aumentam 14% em dez anos no BrasilOs dados foram apresentados nesta quarta-feira (05/06), durante comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Brasília, pelo ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta. “O SUS é muito mais que o atendimento nas inúmeras unidades de saúde. O Serviço Único de Saúde também tem uma agenda de vigilância ambiental, com foco nos mananciais, na qualidade da água e dos alimentos. Em relação ao ar, esse elemento é responsável por despesas diretas na saúde. Somente em 2018, o custo com internações devido a problemas respiratórios ultrapassou R$ 1,3 bilhão. Estimamos que, entre 2008 e 2019, esse gasto chegue a R$ 14 bilhões”, alertou o ministro.

De acordo com o Saúde Brasil 2018, a carga de mortalidade por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) atribuída à poluição atmosférica foi avaliada segundo a metodologia e dados do Global Burden of Disease. Comparativamente, foi estimada a magnitude da mortalidade; quantidade de anos de vida potencialmente perdidos (YLL); fração de doenças cerebrovasculares (DCV), doença isquêmica isquêmica do coração (DIC), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); e câncer de pulmão, não atribuível e atribuível à poluição, na população (FAP). Foram calculadas variações dessas medidas no período.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 

Fonte: Portal da Saúde

Nenhum comentário para: Mortes devido à poluição aumentam 14% em dez anos no Brasil