Busca do site
menu

Revista Ciência e Saúde Coletiva aborda a pesquisa qualitativa

ícone facebook
Publicado em:06/06/2019

Revista Ciência e Saúde Coletiva aborda a pesquisa qualitativaO volume 24, número 5, da Revista Ciência e Saúde Coletiva reúne um conjunto de artigos escritos com abordagem qualitativa, alguns dos quais, apresentados no 6° Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa e outros de demanda espontânea. Seu valor mais relevante é mostrar que a relação do ser humano com a saúde, a doença, a vida e a morte é uma experiência individual e social complexa que envolve uma multiplicidade de fatores, nem sempre fácil de ser identificados e controlados por meio de dados estatísticos, laboratoriais ou por imagens.

Esses fatores são da ordem da subjetividade e da intersubjetividade. É tratando desse nível de saber que a pesquisa qualitativa de qualidade contribui para o desenvolvimento do conhecimento empírico, estético, pessoal, ético, biomédico e social.

O aumento dos estudos qualitativos e mistos no setor saúde, em que pese às vezes, a pouca qualidade científica de alguns deles, tem permitido uma internalização cada vez maior de sua relevância na área médica e de saúde em geral, pois existe um mal-estar tanto dos profissionais como da população e dos pacientes com uma medicina apenas prescritiva ou mediada por exames e imagens.

A esperança é que edições temáticas como esta possam ser lidas não apenas pelos já iniciados, mas também pelos profissionais médicos e da grande área de saúde, sabendo que a articulação de saberes é crucial para o desenvolvimento da saúde individual e coletiva.

Acesse Ciência & Saúde Coletiva, edição  24.5 - maio de 2019 no site da C&SC e na base SciELO.


Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Revista Ciência e Saúde Coletiva aborda a pesquisa qualitativa