Busca do site
menu

ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’

ícone facebook
Publicado em:05/06/2019

ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) segue com inscrições abertas para cursos lato sensu. Especialização, atualização e qualificação são algumas das modalidades oferecidas. Acesse a Plataforma SigaLS e confira os cursos com inscrições abertas.

+ Acesse o Portal de Ensino da ENSP e saiba mais.

Especialização

Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Inscrições: até 10/6


ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’O Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial oferece um espaço dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo, da área específica do curso. Dentro dessa perspectiva, o curso busca proporcionar informações ao aluno para que ele efetue uma análise histórica e crítica da constituição dos saberes e práticas psiquiátricas; oferecer elementos para que o aluno possa analisar e contextualizar a saúde mental e a saúde coletiva no Brasil; possibilitar que o aluno possa operar com os diferentes conceitos na reflexão e na análise de distintas instituições no contexto atual da sociedade brasileira; proporcionar ao aluno informações e elementos para que possa analisar e refletir a saúde mental com base em novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica e Saúde Coletiva; entre outros.

Acesse o edital.

Promoção da Saúde
Inscrições: até 7/6


ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’O curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social busca desenvolver a reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde e formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação. O curso é importante, pois age por meio de metodologias ativas sobre o processo de trabalho. São ofertadas 32 vagas.

Acesse o edital

Atualização

Aleitamento Materno
Inscrições: até 25/6


ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’O curso de Aleitamento Materno: teorias e boas práticas para atuação dos profissionais visa capacitar profissionais graduados na área da Saúde e afins, assim como desejam incentivar e promover o aleitamento materno em diferentes âmbitos práticos da saúde. O curso tem como objetivo atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema com os profissionais de saúde que atuam na Atenção à Saúde da mulher, da criança e da família, buscando melhorar a qualidade da assistência prestada; bem como promover, apoiar e incentivar o aleitamento materno, visando ao aumento das taxas de aleitamento exclusivo e de doação de leite humano para bancos de leite, além da construção de uma visão crítica-reflexiva sobre o tema com base em diferentes abordagens e perspectivas.

Acesse o edital.

Qualificação

Políticas de Controle do Tabagismo
Inscrições: até 6/6


ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’O Curso de Políticas de Controle do Tabagismo tem o objetivo de formar profissionais com interesse em políticas de controle do tabaco e, também, estimular o entendimento e incorporação nas práticas de saúde sobre o tema. A coordenação é dos pesquisadores do Cento de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia (Cesteh/ENSP) Silvana Rubano e de Marcelo Barreto. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, sendo 10 para ampla concorrência, 2 para ações afirmativas e 8 para estrangeiros, com 80h de duração. Podem se inscrever candidatos oriundos da Rede SUS, de setores envolvidos na execução de políticas públicas de controle do tabaco que trabalhem na área Legislativa, Educativa e Econômica, com graduação em Saúde Pública, Economia e Saúde, Vigilância Sanitária, Direito, Administração Pública, Comunicação em Saúde, Diplomacia em Saúde e Jornalismo.

Acesse o edital

O nexo da água
Inscrições: até 18/6


ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’O curso O nexo da água tem o propósito de oferecer subsídios técnicos aos profissionais que atuam na gestão de águas para discutir e analisar as relações de sinergia positiva e negativa e trade-off entre os principais setores que demandam água - consumo humano e saúde, produção de energia e produção de alimentos. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. O nexo da água é coordenado pelo pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/Fiocruz, Tatsuo Shubo. O curso tem caráter presencial e é focado em diálogos estruturados e dinâmicas de construção coletiva de propostas, visando à formação e geração de conhecimento, assim como o desenvolvimento de competências eficientes para contextualizar um fato aparentemente isolado por meio de um fio condutor; no caso, o Nexo da Água.

Acesse o edital.

Processamento de Produtos Odonto-Médico-Hospitalares
Inscrições: até 18/7


ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’O curso de Processamento de Produtos Odonto-Médico-Hospitalares aplicada a profissionais da Atenção à Saúde do SUS busca desenvolver o pensar sobre a importância do processamento dos produtos hospitalares de forma segura por meio da promoção da contenção biológica, assegurando práticas de assistência eficientes para usuários e segurança para trabalhadores na Atenção à Saúde do SUS. A capacitação se deterá em fazer conhecer a legislação norteadora do processamento de produtos voltados à saúde na Central de Material e Esterilização das unidades de Atenção Primária em Saúde, capacitar o trabalhador quanto às boas práticas recomendadas pela legislação norteadora do processamento de produtos voltados à saúde e refletir sobre as práticas desenvolvidas pelo trabalhador e sua interface com a biossegurança, prevenindo, assim, a infecção relacionada às práticas de saúde no âmbito das unidades de atenção primária.

Acesse o edital


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP segue com inscrições abertas para cursos ‘lato sensu’