Morre Szachna Eliasz Cynamon, fundador do DSSA/ENSP

Publicada em
 
 
 

Morreu neste domingo (10/06), aos 82 anos, o professor e pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (DSSA/ENSP/Fiocruz) e criador do Programa Universidade Aberta, Szachna Eliasz Cynamon. Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1969), fundou o DSSA/ENSP e foi idealizador da primeira patente tecnológica internacional da Fiocruz, em 1996.

s_cynamon_foto.jpgSzachna Eliasz Cynamon liderou a criação do Programa Universidade Aberta, em 1993, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população residente no Complexo de Manguinhos por intermédio da realização de ações integradas de saneamento ambiental, saúde coletiva e educação ambiental, através do trabalho de promoção da saúde, sustentabilidade local e preservação ambiental, que deu origem à Cooperativa de Manguinhos.

Foi um dos principais quadros da ENSP, destacando-se no campo da engenharia sanitária, onde foi responsável por uma escola de engenharia sanitária para formação de profissionais, além de ter deixado importantes contribuições em tecnologias para o saneamento ambiental e sanitário em nosso país. Sempre esteve comprometido política e profissionalmente com a redução da exclusão social no Brasil.

Fundador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (DSSA/ENSP/Fiocruz), Cynamon foi idealizador da primeira patente tecnológica internacional da Fiocruz, o Valo Aeróbio-anaeróbio de Oxidação ETE - em Escala Piloto da Fiocruz (1996). Recebeu o prêmio Personalidade Científica em Desenvolvimento Tecnológico do Século XX, concedido pela ABES, em 1999, por ocasião do 20º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Rio de Janeiro. Foi reconhecido, em 1999, como um dos 11 maiores cientistas que desenvolveram pesquisas na Fiocruz, desde a sua fundação. Por ocasião da comemoração do centenário da OPAS, foi premiado pelos serviços prestados à Engenharia de Saúde. Recebeu o prêmio Personalidade da Engenharia Sanitária do Século XX, concedido pelo CREA RJ, no ano de 2001.

Nenhum comentário para "Morre Szachna Eliasz Cynamon, fundador do DSSA/ENSP"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.