Busca do site
menu

Professor finlandês fala sobre a abordagem do 'Diálogo Aberto' na ENSP

ícone facebook
Publicado em:21/05/2019
Professor finlandês fala sobre a abordagem do 'Diálogo Aberto' na ENSPA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu o professor finlandês Jaakko Seikkula, da Universidade de Jyvãskyä, a fim de conhecer em profundidade a abordagem do saber e do fazer do ‘Diálogo Aberto’ – uma filosofia e um conjunto de práticas desenvolvidos na década de 1980, na Lapônia, região oeste da Finlândia –, para o enfrentamento da crise psicótica em todo o mundo.

Para Jaakko Seikkula, a questão do diálogo aberto está batendo à porta. Segundo ele, adotar a prática dialógica de respeitar o outro, sem condições, provou ser uma tarefa desafiadora. “O ‘Diálogo Aberto’ enfatiza a importância da nossa escuta cuidadosa. Adotar a prática dialógica é uma nova habilidade, em que podemos nos encontrar em diferentes papéis profissionais do que aqueles com os quais estamos acostumados a agir”, destacou.

O seminário, realizado na ENSP/Fiocruz, em 8 de abril, contou com a coordenação do pesquisador e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP/Fiocruz, Paulo Amarante, e do pesquisador Fernando Freitas. Na ocasião, Paulo destacou a importância de o Brasil aprofundar o conhecimento da abordagem do ‘Diálogo Aberto’, que vem sendo reconhecida em todo o mundo. Paulo destacou que países como Índia, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e diversos países europeus estão promovendo cursos de pós-graduação sobre a metodologia.

Amarante citou, ainda, que, em breve, durante a terceira edição do seminário internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas, será lançado o livro de Jaakko Seikkula sobre o Diálogo Aberto. A publicação foi traduzida e editada no Brasil por Paulo Amarante e pelo também pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, Fernando Freitas.

A atividade foi promovida pela ENSP, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).

Sobre Jaako Seikkula

Jaako Seikkula é assistente sênior do Departamento de Psicologia na Universidade de Jyväskylä e professor no Instituto de Medicina Comunitária da Universidade de Tromsø, Noruega. O professor finlandês está à frente da criação do Diálogo Aberto, abordagem que reduziu drasticamente os diagnósticos de esquizofrenia na região da Lapónia (Finlândia) e auxiliou no desenvolvimento de técnicas de enfrentamento da crise psicótica em todo o mundo.

Confira, abaixo, o seminário sobre a metodologia do ‘Diálogo Aberto’, na íntegra.
 


Nenhum comentário para: Professor finlandês fala sobre a abordagem do 'Diálogo Aberto' na ENSP