Busca do site
menu

Comunicação dialógica entre Direção da ENSP e Fórum de Estudantes

ícone facebook
Publicado em:21/05/2019
Por Joyce Enzler
 
Comunicação dialógica entre Direção da ENSP e Fórum de EstudantesO encontro entre a Direção da ENSP e os alunos ocorreu no espaço do Fórum de Estudantes, em 8/5, para dialogar sobre política institucional e educacional, conjuntura atual, assento no Conselho Deliberativo (CD) e no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), bolsas, orçamento da Escola. Além disso, nessa reunião, que contou com cerca de 50 alunos, a Direção da Escola repassou todas as informações em relação aos projetos e programas educacionais. Da parte dos alunos, foram abordadas as eleições para representações discentes.
 
Estavam presentes o diretor da ENSP, Hermano Castro, a vice-diretora de Ensino (VDE), Lúcia Dupret; o vice-diretor de Desenvolvimento Institucional de Gestão (VDDI), Alex Molinaro; a representante dos alunos no CD, Elizabeth Leite; a representante do Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, Priscila Moura e o representante do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública, Rodrigo Goes, entre outros estudantes. 
 
O diretor da ENSP, Hermano Castro, relembrou quando esteve no movimento estudantil e incentivou a organização dos alunos, especialmente em um momento difícil como este, com cortes de verbas. Além do que, expôs os trâmites institucionais que os discentes deveriam conhecer e participar, como o Regimento Interno, o Conselho Deliberativo e as representações no CEP e nos programas de pós-graduação.
 
Sobre o orçamento, Hermano afirmou: “Nós tivemos um corte de quase 10% dentro da Fiocruz e vamos ter que nos adequar. A ENSP não teve corte, mas o orçamento de 2019 será o mesmo vigente em 2018, em que pesem os contratos sofrerem reajustes, como no setor terceirizado e na manutenção.” Em relação aos alunos, a preocupação é com os quatro programas oferecidos pela Escola: os mesmos recursos de 2018 com maior procura por parte dos alunos. “O representante dos estudantes no CD pode acompanhar o orçamento da Escola. É importante a participação na gestão desse orçamento para ter a menor perda possível.”
 
Comunicação dialógica entre Direção da ENSP e Fórum de Estudantes
 
Para Hermano, este ano, a ENSP consegue remediar a concessão de bolsas de estudos. “A Faperj e os outros órgãos estão tendo cortes no orçamento. O que sustenta parte dos nossos programas são as bolsas diretas da ENSP, com recursos da Escola e da Fiocruz.” Entretanto, em 2020, haverá um impacto enorme, que atingirá diretamente a pós-graduação. Hermano assegurou a importância da participação dos estudantes nos espaços coletivos para que reflitam com os professores sobre várias questões, tais como: “Será que conseguiremos manter os quatro programas dentro da Escola? De que maneira permanecer com todas as nossas ofertas e com menos recursos?”
 
“Temos vários projetos acontecendo na escola, como o que se refere a uma emenda parlamentar para modernizar as estruturas de ensino, e precisamos que vocês opinem”, assegurou Lúcia Dupret. Para ela, é essencial essa interlocução entre direção e discentes para construção do conhecimento, do desenvolvimento individual, do coletivo e do ambiente educacional. 
De acordo com Alex Molinaro, é necessário ocupar os espaços que foram construídos e garantidos, principalmente o lugar da representação dos discentes no CD, “porque ali se tem a possibilidade de conseguir olhar o conjunto da escola, mas também apresentar de maneira legítima e legal as demandas de vocês”.
 
Comunicação dialógica entre Direção da ENSP e Fórum de Estudantes
 
Rodrigo Goés relatou a dificuldade em realizar novas eleições para representantes dos programas, posto que os alunos que se formaram não passaram informações para os novos, como listagem de estudantes dos programas, senha do e-mail, relação com a instituição e os assentos nos espaços de interlocução.
 
Já Elizabeth Leite ressaltou a relevância de encontros como esse para discutir tanto pautas da ENSP e da Fiocruz, como as da conjuntura política atual. Do mesmo modo, afirmou aos estudantes a importância de eles participarem dos espaços coletivos para discutir as particularidades de cada programa, de cada especialização, da residência, do stricto e do lato sensu
 
Priscila Gonçalves convocou os estudantes a participar na eleição da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG- Fiocruz). Segundo ela, nas duas últimas diretorias da APG- Fiocruz Rio havia dois representantes da ENSP. “É importante que os alunos da ENSP estejam mais integrados à APG da Fiocruz Rio, que é uma das Associações de Pós-Graduandos mais fortes do Brasil. Temos percebido o distanciamento da nossa unidade com outras unidades da Fiocruz”. Leia a entrevista da aluna Elizabeth Leite aqui
 
Comunicação dialógica entre Direção da ENSP e Fórum de Estudantes

 


Seções Relacionadas:
Ensino Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Comunicação dialógica entre Direção da ENSP e Fórum de Estudantes