Busca do site
menu

Fiocruz comemora seus 119 anos

ícone facebook
Publicado em:17/05/2019
A Fiocruz completa 119 anos no dia 25 de maio e seu aniversário será comemorado com uma série de eventos na última semana do mês, de 27 a 31/5. A primeira atividade será o Seminário Advocacy: O que é? Como se faz? Experiências na saúde pública e impactos no uso dos resultados das pesquisas científicas, dia 27/5, das 8h30 às 13h, no auditório do Museu da Vida, no Campus Manguinhos.
 
Das 9h às 11h45 do mesmo dia, a Fiocruz Mata Atlântica promove em sua sede a mesa redonda O sertão carioca de Armando Magalhães Correa. Em Manguinhos, à tarde, jovens cientistas da Fiocruz participam da roda de conversa sobre prospecção intitulada A Ciência do Futuro e o Futuro da Ciência na Fiocruz, no auditório do Museu da Vida, das 14h às 17h.
 
No início do dia, às 8h30, em evento fechado, a Presidência receberá a bancada de parlamentares do Rio de Janeiro para um café da manhã na Residência Oficial com a pauta sobre os 120 anos da Fiocruz e desafios para o futuro.
 
Feira Fiocruz Saudável
 
Na terça-feira, 28/5 às 9h, também no auditório do Museu da Vida, será lançada a reedição do livro O massacre de Manguinhos, da Coleção Memória Viva do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict), e um documentário sobre a reintegração dos pesquisadores cassados durante a ditadura militar. O evento será seguido de uma roda de conversa. Às 13h30, está prevista a abertura da Feira Fiocruz Saudável, na Praça Pasteur, próxima ao Castelo.
 
A Feira promove diversas apresentações e atividades para o público interno e durante toda a semana. Os trabalhadores com 30 anos de atividade serão homenageados com placas e certificados pela presidente Nísia Trindade Lima às 14h, também na Praça Pasteur. O dia termina com apresentação do coral, às 16h30.
 
Balanço da gestão
 
Na tarde de quarta-feira, 29/5, a Presidência apresentará um balanço da gestão no auditório do Museu da Vida. Às 14h30, na Praça Pasteur, os trabalhadores poderão assistir à apresentação do Balé de Manguinhos. No dia 30/5, quinta-feira, o Projeto Social Casa Viva apresenta o Música na Calçada, às 15h, também na praça, onde, às 16h, a Editora Fiocruz promove uma tarde de autógrafos de livros da Coleção Fazer Saúde.
 
As comemorações terminam na sexta-feira, 31/5. De manhã, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, será apresentada a comissão responsável pela preparação das comemorações do próximo aniversário da Fundação, que completará 120 anos em 2020. Na cerimônia, será apresentado vídeo do Tour Virtual ao Castelo e será dada posse aos novos concursados.
 
O encerramento ocorre às 14h, também na Tenda, com a entrega de diploma de Pesquisador Emérito aos pesquisadores Euzenir Nunes Sarno; Renato Sergio Baião Cordeiro; Maria Cecília de Souza Minayo; e Paulo Marcos Zech Coelho.
 
Veja aqui a programação completa.
 
Para saber a programação do Seminário Advocacy, clique aqui.
 
Para a mesa redonda O sertão carioca de Armando Magalhães Correa – Fiocruz Mata Atlântica, clique aqui.
Fonte: Coordenação de Comunicação Institucional | Presidência (CCS)
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz comemora seus 119 anos