Busca do site
menu

Fórum de Estudantes da ENSP: carta em apoio à educação pública

ícone facebook
Publicado em:14/05/2019
Fórum de Estudantes da ENSP: carta em apoio à educação públicaO Fórum de Estudantes da ENSP divulga carta em apoio à educação pública e convoca os alunos a uma postura ativa frente ao retrocesso que representa o desmonte das universidades públicas. Para tanto, convoca os estudantes de todos os programas para unir forças em prol do Ato em Defesa da Educação Pública, marcado para as 15 horas, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Leia a carta na íntegra.
 
Aos colegas da ENSP:
 
Tendo como pano de fundo o ataque do governo atual à Educação Pública, entendemos como urgente a adoção de uma postura ativa, por parte dos estudantes, visando à defesa da Educação Pública enquanto DIREITO!  
 
O desmonte das universidades públicas representa não só um triste retrocesso, mas também uma verdadeira ameaça à liberdade de expressão e aos mais diversos modos de produção de saberes, que fazem parte da nossa construção enquanto sociedade. Além disso, o sucateamento da Educação pode vir a inviabilizar a continuidade de diversos programas, afeta as condições estruturais das universidades, incentivos às pesquisas, impactando diretamente as atividades de ensino e o avanço da ciência no país, trazendo consequências gravíssimas para a Saúde Pública. Como exemplo recente disso, temos a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado para novos alunos.
 
Tal análise é fundamental a fim de nos conscientizarmos da necessidade de implicação coletiva nos diversos espaços em que (ainda) haja possibilidade de fala e defesa de nossos direitos!
 
Em nossa última reunião, o *Fórum de Estudantes da ENSP* decidiu apoiar a paralisação das atividades na próxima quarta-feira (15/05), na parte da tarde. Sabemos das dificuldades em relação aos compromissos acadêmicos e, por isso, também acionamos as coordenações dos cursos solicitando apoio à nossa mobilização e a dispensa das atividades no turno da tarde.
 
Sendo assim, estamos convocando os alunos de todos os programas para unir forças em prol do Ato em Defesa da Educação Pública, que se dará às 15 horas, na Cinelândia. A concentração está programada para as 12 horas no Espaço de Convivência da ENSP (2º andar), onde serão confeccionados os cartazes. Outro ponto de encontro será no Castelo da Fiocruz às 12h30, para a primeira manifestação.
 
Informamos que haverá um ônibus, disponibilizado pela Asfoc, que partirá às 13h30 do Castelo para a Cinelândia. Solicitamos que os alunos interessados entrem em contato com seu representante de turma no máximo até amanhã, às 14 horas. Quem optar por outros meios de locomoção, estaremos concentrados na Cinelândia às 15 horas.
 
O mais importante é estarmos presentes em defesa do que nos move: EDUCAÇÃO.
 
Atenciosamente, 
 
Fórum de Estudantes da ENSP

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro Fóruns ENSP

Nenhum comentário para: Fórum de Estudantes da ENSP: carta em apoio à educação pública