Busca do site
menu

Brasil e Argentina compatilharão expriências em atenção primária

ícone facebook
Publicado em:13/05/2019
Com o objetivo de compartilhar informações sobre o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família e Comunitária, bem como propiciar o intercâmbio de experiências e ideias, a ENSP e o CEE/Fiocruz vão promover o Cumbre de Atención Primária de Brasil e Argentina: Avances y desafios em la implementación de la Estrategia de Salud de la Familia y la Comunidad, no dia 15 de maio, às 14h, no salão internacional da Escola. O encontro é aberto a todos os interessados e receberá convidados de ambos os países. 
 
Brasil e Argentina compatilharão expriências em atenção primária
 
Segundo o coordenador do evento, Daniel Soranz, que é pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP e professor do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz), essa cooperação internacional, que gerou a conferência, é um ato de mútua ajuda entre Brasil e Argentina com o objetivo de fortalecer a saúde da família na América Latina. “Os dois países avançaram muito na cobertura da atenção primária, e várias cidades já são exemplos de acesso, longitudinalidade e coordenação do cuidado”, disse ele. 
 
Daniel enfatizou, ainda, que compartilhar as estratégias e os resultados alcançados permite reduzir esforços e corrigir rumos para a efetivação de um sistema de saúde mais justo e equânime. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde estão apoiando este encontro. 
 
Além da conferência, a comitiva argentina fará visitas à ENSP e a outras unidades da Fiocruz com o objetivo de conhecer as experiências desenvolvidas no campo da formação primária e saúde da família para futuras cooperações entre Brasil e Argentina.  


Nenhum comentário para: Brasil e Argentina compatilharão expriências em atenção primária