Busca do site
menu

Mães de Manguinhos promovem evento por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias

ícone facebook
Publicado em:08/05/2019
Por Joyce Enzler
 
Mães de Manguinhos promovem evento por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferiasNo dia 11 de maio, às 16h, as Mães de Manguinhos e o Fórum Social de Manguinhos organizam evento que faz parte do Levante das Mães, o qual acontece nacionalmente desde 2015. Em sua quinta edição, várias atividades irão ocorrer em homenagem à memória dos que tombaram pela violência do Estado, bem como à luta das mães por justiça, na praça ao lado do Campo Society, em Manguinhos.
Segundo Ana Paula Oliveira – mãe de Jonathan Oliveira, morto em Manguinhos, em 2014, por um policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) –, “O Levante das Mães acontece a partir do assassinato dos nossos filhos pelo braço armado do Estado, e nós vemos isso como um levantar das mães.”
 
Ana Paula lembra da importância do Fórum Social de Manguinhos no apoio e acolhimento dessas mães que não tiveram seu luto respeitado. Sobre o evento, Ana Paula afirmou que é necessário não deixar que esses assassinatos caiam no esquecimento: “Levante, porque é preciso levantar para ir atrás da justiça e de perpetuar a memória de seus filhos.”  
  
Para a cineasta e integrante do Fórum Social de Manguinhos, Franciele Campos, a arte é essencial porque nos liberta da crueza do cotidiano, mas, ao mesmo tempo, nos auxilia na comunicação do que somos, temos e queremos transformar. Franciele, que também é artista plástica e moradora de Manguinhos, destacou que haverá, no slam de poesias, apresentações de moradores de favelas e periferias. “É importante ocupar Manguinhos e os espaços em que foram produzidas mortes com arte, porque arte é um dos suportes para gritar, para falar da nossa dor.” Ouça o podcast de Ana Paula Oliveira sobre a relevância da arte na vida dos moradores de favelas e periféricos. 
 
 
Mães de Manguinhos promovem evento por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias
 
 
Mães de Manguinhos promovem evento por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias

 


Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais Podcasts

Nenhum comentário para: Mães de Manguinhos promovem evento por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias