Busca do site
menu

Observatório da Medicina debateu inteligência artificial e tecnologia da informação

ícone facebook
Publicado em:29/04/2019

Tecnologia da informação e inteligência artificial na medicina e saúde coletiva foram os temas centrais de discussões do I Seminário do Observatório da Medicina da ENSP. Além de um momento de debate e reflexão sobre a criação do blog do Observatório, no âmbito do encontro, também foi realizado um Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) a respeito do tema. Confira, na íntegra, as apresentações disponíveis no canal da ENSP, no youtube.

 

Durante a manhã, o evento contou com a abertura do pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e integrante do ObMed William Waissmann, que falou sobre a medicina do Horizonte. Em seguida, aconteceram as apresentações A inovação, pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também integrante do ObMed Marcelo Magalhães; Automação e Autonomia, pelo pesquisador da ENSP Fernando Telles; O impacto nas profissões médica e de enfermagem, pelo pesquisador do Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj) Mario Dal Poz; Inovação e Saúde, pelo coordenador de Ações de Prospecção da Fiocruz, Carlos Gadelha; e Tecnificação da Atenção Primária, pelo professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFF) Aluysio Gomes da Silva. 
 
Confira as apresentações:
 
A Medicina no Horizonte - William Waissmann
 

A inovação - Marcelo Magalhães

 

 

Automação e Autonomia - Fernando Telles

 

 

O impacto nas profissões médica e de enfermagem - Mario Dal Poz

 

 

Inovação e Saúde - Carlos Gadelha

 

 

Tecnificação da Atenção Primária - Aluysio Gomes da Silva

 

 

Já na parte da tarde, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) abordou o tema Tecnologia de Informação & Inteligência Artificial na Medicina e Saúde Coletiva. A atividade foi coordenada pela pesquisadora da ENSP Gisele O’Dwyer e contou com as apresentações de Luiz Vianna, Alfredo Guarishi e Ligia Bahia, que falaram, respectivamente, sobre medicina de dados, tecnologia e a incerteza do médico e do paciente e a saúde coletiva e a medicina privada
 
Veja as apresentações:
 
Tecnologia de Informação & Inteligência Artificial na Medicina e Saúde Coletiva - Luiz Vianna
 
 

 

Tecnologia de Informação & Inteligência Artificial na Medicina e Saúde Coletiva – Alfredo Guarishi

 

 

Tecnologia de Informação & Inteligência Artificial na Medicina e Saúde Coletiva - Ligia Bahia

 

 



Nenhum comentário para: Observatório da Medicina debateu inteligência artificial e tecnologia da informação