Busca do site
menu

‘A psicanalise deseja que o homem fale’, afirma pesquisadora da ENSP

ícone facebook
Publicado em:02/05/2019
‘A psicanalise deseja que o homem fale’, afirma pesquisadora da ENSP"A saúde mental é um campo", apontou a psicanalista responsável pelo Serviço de Psicanálise do Ambulatório do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e coordenadora do Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalista, Clarice Gatto, observando que esse é um espaço simbólico, ou seja, um ambiente de luta no qual o homem determina, valida e legitima sua representação, empregando reflexões de Pierre Boudieu.  
 
Enfatizando a temática, Clarice comentou que a saúde, nesse aspecto do encontro, O discurso da psicanálise e o campo da saúde dos trabalhadores, não é do trabalhador, e sim do trabalho. Ela afirmou que o encontro entre sujeito e trabalho produz desgaste mental, construção de resistência, stress, sofrimento psíquico, prazer, entre outras sensações.
 
Ao falar sobre o saber psicanalítico, Clarice explicou que, no aspecto cultural, havendo a inclusão social do homem, “o sujeito é descentrado em relação às leis de seu desejo”. Ou seja, não há controle emocional; apenas uma pulsão que, segundo o psicanalista Jacques Lacan, leva o homem à morte. “O homem não é dono de sua própria casa”, expôs ela. 
 
Concluindo sua apresentação, Clarice citou um caso, acompanhado por ela, no qual um dos sintomas – comum entre as doenças de trabalho – foi a histeria. Sem aprofundar a situação, concluída com êxito, apontou que, na vida cotidiana do trabalho, “pagamos com uma única moeda: a moeda neurótica”, em referência a Sigmund Freud. 
 
*Por Edigley Duarte da Costa, sob a supervisão de Tatiane Vargas.
 
*Edigley Duarte da Costa é estagiário de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP. Tatiane Vargas é jornalista da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.

 



Nenhum comentário para: ‘A psicanalise deseja que o homem fale’, afirma pesquisadora da ENSP