Busca do site
menu

Publicação expõe conhecimento popular de plantas medicinais do extremo sul da Bahia

ícone facebook
Publicado em:24/04/2019

O livro Conhecimento popular de plantas medicinais do extremo sul da Bahia será lançado na próxima sexta-feira, 26/4, no salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Fruto de um trabalho ético-botânico com os assentados da reforma agrária do MST e de populações tradicionais agricultoras do sul da Bahia, o planejamento dos trabalhos de pesquisa foi desenvolvido pelo coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) e do Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos (Farmanguinhos/Fiocruz), Glauco Villas Boas, e pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Paulo Chagastelles Sabroza.


O evento


O lançamento terá presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do diretor da ENSP, Hermano Castro, e dos organizadores do projeto. Após a mesa de abertura e da exibição do filme, que contará a trajetória do feito, haverá um bate-papo com os autores, dentre eles, três provenientes da Bahia, considerados os guardiões do conhecimento acerca das plantas medicinais.

Os organizadores “esperam que a agroecologia por meio do conhecimento popular – do uso sustentável e racional dos meios naturais da biodiversidade – possam contribuir com o desenvolvimento da saúde dos brasileiros”. "O primeiro passo direcionado à construção do livro ocorreu por meio do envio de equipes para um trabalho de campo. O grupo fez um levantamento sobre as plantas medicinais usadas por aquele povo, que, posteriormente, passou por uma validação cientifica, na qual foram selecionadas as plantas que entrariam no livro", afirmou Jefferson dos Santos, membro da equipe.

Para entender o projeto, clique aqui ou na imagem abaixo.
 

Publicação expõe conhecimento popular de plantas medicinais do extremo sul da Bahia


Convite
 

Publicação expõe conhecimento popular de plantas medicinais do extremo sul da Bahia

 



Nenhum comentário para: Publicação expõe conhecimento popular de plantas medicinais do extremo sul da Bahia