Busca do site
menu

Aula inaugural da ENSP sobre mineração e devastação ambiental está disponível em vídeo

ícone facebook
Publicado em:02/04/2019
Aula inaugural da ENSP sobre mineração e devastação ambiental está disponível em vídeoNo dia 20 de março, a Direção, o corpo acadêmico e funcionários da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebraram, com os alunos, o início do ano letivo. O evento ocorreu no auditório do Museu da Vida/Fiocruz. Está disponível em vídeo, no Canal da ENSP, no Youtube, a íntegra da aula inaugural
 
O evento ocorreu no auditório do Museu da Vida/Fiocruz e apresentou o tema A vida vale mais! Megamineração, Crimes Ambientais e Justiça Social. A mesa contou com a participação do moderador Ary Miranda e dos pesquisadores Ana Flávia Quintão Fonseca, da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais; Marcelo Firpo, coordenador do Núcleo de Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP/Fiocruz) e José Marçal Jackson Filho, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). 
 
Durante o debate sobre mineração e justiça social, o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Ary Miranda, lamentou as mortes e expulsões de indígenas, trabalhadores e camponeses de suas terras e questionou qual o modelo de desenvolvimento que a sociedade brasileira vai priorizar. “É esse que reafirma o agronegócio e a mineração como grandes baluartes da economia brasileira, trazendo essa devastação toda? Infelizmente, ficou reservado para o Hemisfério Sul tal papel, enquanto o Hemisfério Norte desenvolve tecnologia de ponta com altíssimo valor agregado.”
 
Confira, abaixo, o vídeo na íntegra e leia sobre a aula inaugural da ENSP aqui
 
 
 

Seções Relacionadas:
Ensino Movimentos Sociais Vídeos

Nenhum comentário para: Aula inaugural da ENSP sobre mineração e devastação ambiental está disponível em vídeo