Busca do site
menu

Wellcome Trust apresenta oportunidades para cientistas sociais na Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:29/03/2019
Representantes da Wellcome Trust estiveram na Fiocruz, no dia 21 de março, para apresentar linhas de financiamento e oportunidades para pesquisadores de ciências sociais e humanidades na área de saúde. A Wellcome foi fundada em 1936, com o objetivo de promover o avanço da pesquisa médica e científica para melhorar o bem-estar da humanidade. Até 2007, o fundo era ligado à farmacêutica fundada por Henry Wellcome. No entanto, para evitar conflitos de interesse e se estabelecer como um fundo totalmente independente, a Wellcome vendeu a companhia, permanecendo apenas com o fundo de financiamento. Hoje a instituição é um dos principais atores na Saúde Global, financiando ideias inovadoras e disruptivas em diversos campos da saúde.

O apoio às ciências sociais e humanas é mais recente e teve início com o incentivo a pesquisas sobre História da Ciência, logo expandindo-se para todas as áreas. Nos últimos seis anos, a Wellcome ofereceu mais de mil bolsas para cientistas sociais em mais de 400 organizações no Reino Unido, Irlanda e em países de renda baixa e média. “Não apoiamos projetos pequenos, mas ideias que revolucionam”, explicou o representante da Wellcome para a área de Ciências Sociais, João Rangel de Almeida. Para ele, a dica para um projeto bem-sucedido é ter uma grande ideia e um projeto bem elaborado, que seja trabalhada com os colegas antes de ser submetida.

“Não aceitamos ressubmissão, por isso nosso conselho é que os projetos passem por avaliações com os colegas antes de ser apresentados. Pelos dados que temos, sabemos que os projetos aceitos costumam passar por um processo de seis meses de elaboração. É importante ter um projeto consistente e uma ideia ambiciosa com potencial transformador”, completou.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário para: Wellcome Trust apresenta oportunidades para cientistas sociais na Fiocruz