Busca do site
menu

Governo do Paraguai reformulará sistema de saúde com base no SUS

ícone facebook
Publicado em:29/03/2019
Governo do Paraguai reformulará sistema de saúde com base no SUSO SUS servirá de exemplo para a reforma do sistema de saúde do Paraguai. A Afirmativa é do ministro de Salud Publica y Bienestar Social, Julio Mazzoleni, que esteve na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no dia 22 de março, para conhecer a estrutura da Escola de Governo em Saúde e as demais atividades de ensino e pesquisa da ENSP. Acompanhado do Cônsul-geral, Hermando Melgarejo, a comitiva foi apresentada a experiências de formação como o Programa de Formação em Saúde Pública para a Área de Fronteira Brasil-Uruguai – parceria que pode servir de modelo entre os dois países. 
 
A reunião do dia 22 de março foi conduzida pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, que apresentou a estrutura composta de 1200 trabalhadores, 78 grupos de pesquisa, quatro programas de pós-graduação, além da oferta de cursos à distância e três unidades assistência (Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Centro de Referência Professor Hélio Fraga). No dia anterior, a comitiva do país vizinho esteve na presidência da Fiocruz.
 
O ministro paraguaio tem interesse em conhecer os diferentes níveis de ação da Fiocruz e, com isso, fortalecer a interação entre os dois países no campo da saúde. "Tenho a seguinte convicção: para modificarmos os processos e alcançarmos melhores resultados, precisamos investir em recursos humanos e educação. Brasil e Paraguai possuem uma histórica cooperação em saúde e, ciente do prestígio desta instituição, desejo acompanhar as oportunidades de formação para capacitarmos profissionais no doutorado em Saúde Pública, em Biociências ou em outras áreas. Gostaria de aumentar essa integração”, enfatizou o ministro lembrando que, em agosto deste ano, oito profissionais paraguaios estarão na Fiocruz para realização do doutorado.
 
Sistema único de saúde na pauta de governo
 
Questionado sobre os sistemas de saúde do Brasil e Paraguai, Mazzoleni afirmou que o governo do seu país está buscando detalhes sobre o SUS para implementação de um sistema único de saúde. “Desejamos um sistema único no Paraguai. Estamos vivenciado problemas que vocês tinham no passado, que tem a ver com a fragmentação e segmentação dos serviços. A reforma do sistema de saúde está na nossa pauta de governo. É uma área de grande interesse para nós”.

Governo do Paraguai reformulará sistema de saúde com base no SUS

O diretor da ENSP enalteceu a possibilidade de cooperação e fortalecimento entre os dois países. “O ministro traz demandas muito concretas, uma delas no campo da epidemiologia. Eles têm interesse no modelo de Escola de Governo em Saúde, e podemos ajuda-los com nossa experiência. Apresentamos a parceria exitosa de formação com o Uruguai, e a comitiva saiu entusiasmada com a possibilidade de estabelecermos ações mais concretas. Isso, de fato, fortalece o lado brasileiro e o lado paraguaio”, afirmou.
 
A comitiva paraguaia esteve na Fiocruz nos dias 21 e 22 de março, com o objetivo de conhecer a organização da Fundação, os diferentes níveis de atuação e a estrutura do campus no Rio de Janeiro. Entre as cooperações já em curso entre a Fiocruz e o Paraguai estão a Rede de Escolas Técnicas de Saúde (Rets), a Rede de Institutos de Saúde (Rins) e a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH). Além das redes, os países também possuem cooperações bilaterais, principalmente no que diz respeito à vigilância de epidemias nas fronteiras. A comitiva foi formada pelo ministro de Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, pelo Cônsul-geral, Hermando Melgarejo, e pela médica Chantal Aguero.
 
*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias
 

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Governo do Paraguai reformulará sistema de saúde com base no SUS