Centro de Saúde da ENSP promove atividades sobre tuberculose

Publicada em
 
 
 

O Grupo de Trabalho sobre a Tuberculose, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSGSF/ENSP/Fiocruz), promoverá na próxima segunda-feira, 25 de março, pela manhã, algumas atividades em alusão ao Dia de Luta contra a Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. As atividades serão realizadas na sala de espera da unidade.
 
Haverá a exibição do vídeo “Herança Social”, uma produção do Icict/Fiocruz e Ministério da Saúde, lançado em julho de 2016. O vídeo aborda as condições determinantes da doença em Manguinhos. 
 
Na ocasião, ocorrerá uma roda de conversa sobre sinais, sintomas, problemas vividos por pessoas acometidas pela doença, procurando identificar dúvidas que, ainda hoje, persistem sobre o problema, além de informar sobre os casos acompanhados no CSEGSF durante o ano de 2018. Será também comunicado aos moradores o preocupante aparecimento de casos de multirresistência bacilar. 
 
Os profissionais ainda abordarão: o conhecimento sobre direitos sociais, condições de vida, acolhimento no serviço, tratamento público, o necessário apoio terapêutico para o enfrentamento da doença e a manutenção da rede assistencial pública com destaque para o único hospital no Município do Rio de Janeiro que interna casos de Tuberculose, o Hospital Estadual Santa Maria. 
 
Durante todo o período, o Camelô Educativo estará montado no pátio interno, fazendo a distribuição de folhetos explicativos sobre a tuberculose, esclarecendo sobre os medicamentos utilizados para o tratamento e as principais medidas de biosssegurança que podem ser adotadas tanto no domicilio, quanto no serviço, de modo a reduzir a transmissão do bacilo.
 

Nenhum comentário para "Centro de Saúde da ENSP promove atividades sobre tuberculose"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.