Busca do site
menu

Hélio Fraga promove atividades para o combate à Tuberculose

ícone facebook
Publicado em:18/03/2019

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose está se aproximando, e, para debater sobre o tema, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) realizará a Palestra Saúde e Direitos Humanos no dia 21 de março, ás 9 horas, e a Mostra de Mobilização na Luta contra a Tuberculose no dia 26 de março, a partir das 9 horas, que conta com o apoio do Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt (CRPHF/ENSP/Fiocruz), da Secretária Municipal da Educação (7°CRE) e da Secretária Municipal de Saúde ( CAP 4.0), sob a coordenação de Sandra Rangel. 

 

Apesar de ser mundialmente conhecida desde o século XIX, a doença é a mais mortífera do mundo, ultrapassando, até mesmo, a Aids. Com isso, a defesa e promoção da dignidade da pessoa humana devem ser consideradas princípios indissociáveis do cuidado em saúde.

 

A Palestra Saúde e Direitos Humanos tem como objetivo aprofundar as garantias legais que protegem indivíduos e grupos contra ameaças às liberdades fundamentais, exigindo ações positivas, abrangendo direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais. A atividade será proferida pela pesquisadora Miriam Ventura (Iesc/UFRJ) e terá uma mesa de abertura com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, (ENSP/Fiocruz), Hermano Castro, o coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Jesus Pais Ramos, e o pesquisador Pablo Dias Fortes, também do CRPHF/ENSP/Fiocruz, além do coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília. 


 

Hélio Fraga promove atividades para o combate à Tuberculose

 

Já a Mostra de Mobilização na Luta contra à Tuberculose terá atividades diversas, começando com a apresentação do projeto Oficinas de Práticas Educativas na Área de Tuberculose, pela chefe de Serviço de Ensino do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Glória Motta. Em seguida, será a vez da apresentação da palestra Escola Integrada à Saúde, proferida pelo médico do ambulatório do Centro de Referência Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Jorge Luiz da Rocha, e a pesquisadora Suzanne Pereira Leite, também do CRPHF. 
 
Acesse aqui a programação completa da Mostra ENSP de Mobilização Contra à Tuberculose 


Nenhum comentário para: Hélio Fraga promove atividades para o combate à Tuberculose