Busca do site
menu

'The Internet and Health in Brazil' é lançado nos Estados Unidos

ícone facebook
Publicado em:18/03/2019
Sim, internet é uma questão de saúde pública! E, pensando nisso, o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e coordenador geral do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), André Pereira Neto, discorre a respeito desse tema no livro The Internet and Health in Brazil: Challenges and Trends, lançado recentemente nos Estados Unidos, em parceria com o também editor, Matthew B. Flynn, a convite da Springer, uma das maiores editoras norte-americanas.
 
'The Internet and Health in Brazil' é lançado nos Estados Unidos
 
A publicação, que começou a ser pensada no ano de 2016, discute os temas e os problemas na interface internet e saúde, abordando as especificidades brasileiras. “Estamos vivendo um momento único na história da comunicação do mundo, pois nunca antes tivemos tanta informação como há hoje em dia. Pierre Levy, em seu livro Cibercultura, afirma que estamos vivendo um dilúvio de informações", cita o pesquisador e lamenta o fato de boa parte de os intelectuais do Brasil ainda não terem se dado conta do papel que as novas tecnologias de informação e comunicação desempenham na saúde. 
 
'The Internet and Health in Brazil' é lançado nos Estados UnidosO pesquisador, na obra, salienta, também, consequências boas e ruins da internet na saúde. “A consequência boa é o paciente expert, o paciente esclarecido, empoderado, uma vez que ele chega à consulta bem-informado, sabendo, às vezes, mais que o médico. Já a consequência ruim é o cyberbulling, os riscos de atividades sexuais com crianças, a violência por meio da internet, bem como Fake news, em que as pessoas compartilham algo mentiroso, e, de tanto ser replicado, aos poucos, se torna verdade”.

Dividido em quatro partes e com 23 capítulos, The Internet and Health in Brazil: Challenges and Trends aborda desde a chegada e o desenvolvimento da internet no Brasil até sua relação com a saúde, revelando os públicos, os desafios e a atuação prática na referida área.

Além de André e Matthew, o livro contou com a participação de outros pesquisadores, pertencentes à diversas instituições, inclusive da ENSP/Fiocruz. Até a publicação da matéria, o livro já contabilizava mais de 2.700 downloads, estando acessível no site da editora norte-americana. No Brasil, a previsão de lançamento é ainda neste ano. 

Curso Internet e Saúde 

Sob a coordenação de André Pereira Neto, o Curso Internet e Saúde, realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz), ocorre regulamente nos períodos de férias, das segundas às sextas. O curso é direcionado aos alunos de mestrado e doutorado, no âmbito de atualização para alunos já graduados, e recebe a colaboração de professores convidados. 


Nenhum comentário para: 'The Internet and Health in Brazil' é lançado nos Estados Unidos