Busca do site
menu

Revista Ciência e Saúde Coletiva abre chamada para número sobre desigualdades e políticas públicas

ícone facebook
Publicado em:21/02/2019
Revista Ciência e Saúde Coletiva abre chamada para número sobre desigualdades e políticas públicasOs modelos de desenvolvimento econômico e social - sejam historicamente localizados ou em voga no mundo contemporâneo - são produtores de desigualdades e vulnerabilidades em saúde? Discussão central ao campo, a Revista Ciência & Saúde Coletiva abre chamada pública para artigos e resenhas que se proponham a explorar aspectos relativos à condição de vida e saúde das populações, às políticas, aos sistema, serviços e cuidado em saúde, ao processo de trabalho, à produção da violência e de processos endêmico-epidêmicos nos territórios e distintos âmbitos geográficos.

Em particular, esta edição temática visa a divulgação do conhecimento produzido no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu na área de Saúde Coletiva/Saúde Pública. Motivado por esta perspectiva, serão privilegiados artigos produzidos em colaboração docente-discente.

Serão priorizadas as seguintes linhas temáticas:

Território, Vigilância e Avaliação das Condições de Saúde
Saúde, Trabalho e Ambiente;
Direitos Humanos e Saúde
Estado, Políticas Públicas e Saúde
Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde
Organização do Cuidado e Práticas em Saúde
Processos Sociais e Saúde
Violência e Saúde

Ao final, espera-se a organização de uma edição temática que, a partir de diferentes abordagens metodológicas, possa retratar e refletir sobre situações de desigualdade e vulnerabilidade em saúde em contextos micro e macrossociais como a família, o trabalho, a comunidade, os serviços e os sistemas de saúde, bem como estimular análises e debates sobre dispositivos e estratégias de enfrentamento a essas mesmas desigualdades e vulnerabilidades em saúde, incluindo a avaliação de programas e políticas de saúde, do ativismo e da defesa dos direitos sociais.

Os artigos deverão seguir orientações e normas da Revista Ciência & Saúde Coletiva e serem encaminhados para o e-mail desigualdades2019@gmail.com, junto com uma Carta de Apresentação na qual autoras e/ou autores situem o contexto da elaboração do texto e explicitem a inserção dos mesmos nos programas de pós-graduação stricto sensu no país.

O prazo para submissão é até 15 de maio de 2019. As pesquisadoras convidadas para coordenar esta edição são Élida Azevedo Hennington, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e da Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/ENSP/Fiocruz); Mônica Silva Martins, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da mesma instituição (Daps/ENSP/Fiocruz) e Simone Monteiro, do Laboratório de Educação em Ambiente em Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (LEAS/IOC/Fiocruz).

Confira esta chamada no site da revista Ciência & Saúde Coletiva.

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Nenhum comentário para: Revista Ciência e Saúde Coletiva abre chamada para número sobre desigualdades e políticas públicas