Busca do site
menu

Lucro acima de tudo e lama acima de todos. O caso da barragem de Brumadinho

ícone facebook
Publicado em:29/01/2019
A Asfoc-SN manifesta sua solidariedade às vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de minérios da empresa Vale S. A., na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Manifestamos também nossa preocupação com as dimensões, as consequências e a duração que os danos ambientais e socioeconômicos possam alcançar. Estamos lidando com materiais altamente poluentes e nocivos ao ambiente e à saúde humana e animal. Lembramos que ainda não há registros precisos do número de vítimas ou de pessoas desaparecidas e desabrigadas. Lembramos igualmente que a lama já chegou ao Rio Paraopeba - que integra o sistema de abastecimento d’água de Belo Horizonte e da região metropolitana - e, posteriormente, pode chegar ao Rio São Francisco, que atravessa cinco Estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e envolve mais de 500 municípios em sua bacia.
 
Manifestamos também o nosso total repúdio à negligência da empresa e dos poderes públicos Estadual e Federal no que toca à fiscalização e a criação de legislação capaz de evitar eventos criminosos como este. Estima-se que das 688 barragens existentes em Minas Gerais, cerca de 300 correm o mesmo risco. No país são cerca de 24 mil barragens sem a devida fiscalização. Não há investimento em estruturas de vigilância. Estas últimas são pífias diante das enormes atribuições a elas delegadas. Um exemplo candente da necessidade de um serviço público eficiente como defensor dos interesses da sociedade.
 
Em nossa opinião, a tragédia poderia ter sido evitada se tivéssemos políticas sérias e eficazes de meio ambiente no que toca à segurança e monitoramento das barragens. Uma deficiência antiga e que se manifesta em outras áreas como a reincidência do abandono de uma cápsula de césio 137 no último dia 23 em um ferro velho em Arapiraca (AL). Na mesma linha, repudiamos a não punição dos responsáveis por casos anteriores a exemplo dos processos - ainda sem solução - relativos ao rompimento da barragem da Samarco, ocorrido em 2015 na cidade mineira de Mariana. Impunidade gera corrupção e desleixo com o patrimônio público e a segurança da sociedade.

Clique aqui e leia a nota na íntegra. 

Fonte: Asfoc-SN

Nenhum comentário para: Lucro acima de tudo e lama acima de todos. O caso da barragem de Brumadinho