Busca do site
menu

Fiocruz recebe visita da Cônsul Geral do Canadá

ícone facebook
Publicado em:28/01/2019
Por: Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)
 
A Cônsul Geral do Canadá, Evelyne Coulumbe, visitou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira (21/1), onde reuniu-se com representantes da instituição e com a presidente, Nísia Trindade de Lima. A Vice-Cônsul Marie-Hèlène Béland, especialista no tema Ciência, Tecnologia e Inovação também participou da visita, que teve como objetivo de fortalecer a cooperação em saúde entre os dois países.
 
Fiocruz recebe visita da Cônsul Geral do Canadá
 
“Além de ter o prazer de conhecer a primeira mulher presidente da Fiocruz, o Brasil e o Canadá têm uma colaboração ativa em Ciência e Tecnologia, e seguramente poderíamos estreitar os laços entre a Fiocruz e organizações canadenses”, afirmou a Cônsul, que na ocasião presenteou a Fundação com uma folha de bordo – símbolo do Canadá – folheada a ouro.
 
Entre os temas discutidos estavam a saúde indígena, a atenção básica, a resistência microbiana e cidades saudáveis. Estes são temas prioritários para a Fiocruz (Brasil) e o Canadá, em que a troca de experiências pode beneficiar os dois países.
 
As cooperações devem ser realizadas principalmente através do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC, na sigla em inglês), com o qual a Fundação já possui uma parceria, e dos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde (CIHR, na sigla em inglês), uma agência canadense de financiamento de pesquisas em saúde composta por 13 institutos.
 
A agenda de populações e desenvolvimento, com questões como o incentivo às mulheres na ciência e a saúde da população negra, também foi considerada primordial. Esta pauta já havia sido reforçada na Fiocruz pela visita da diretora-executiva do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) em outubro de 2018 e pelo comprometimento da Fundação com a Agenda 2030.
 
“Temos uma agenda fantástica pela frente, em que nossos países podem contribuir com temas como o direito à saúde e o direito à cidade”, celebrou Nísia ao final do encontro.
 
Além da presidente, representaram a Fiocruz nesta reunião o vice-presidente de pesquisas e coleções biológicas, Rodrigo Correa de Oliveira, o vice-presidente de produção e inovação em saúde, Marco Krieger, o assessor de relações institucionais, Valber Frutuoso, e os representantes do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, José Roberto Ferreira, e Luiz Eduardo Fonseca.
 
Conheça o Boletim Fiocruz Internacional.

Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz recebe visita da Cônsul Geral do Canadá