Busca do site
menu

Opas/OMS participará da comissão organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde

ícone facebook
Publicado em:28/01/2019
Opas/OMS participará da comissão organizadora da 16ª Conferência Nacional de SaúdeA Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) será uma das participantes da comissão organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde do Brasil. O convite foi feito ao organismo internacional na quinta-feira (17/1), em uma reunião com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). O evento está previsto para ocorrer entre os dias 4 e 7 de agosto deste ano, em Brasília.

A Conferência Nacional de Saúde é o mais importante momento de participação social sobre esse assunto no Brasil. Nesta edição, os eixos temáticos são: saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento do SUS. Além do convite, o CNS também reafirmou a importância de sua cooperação técnica com a Opas/OMS.

O trabalho conjunto desenvolvido pelas duas instituições é norteado pelos princípios da saúde universal. Ou seja, garantir que todas as pessoas, sobretudo as que estão em situação de vulnerabilidade – não importa onde estejam –, tenham acesso a cuidados de saúde efetivos e de qualidade e sejam protegidas de barreiras financeiras no momento em que necessitam de assistência.

O CNS, organizador da 16ª Conferência, é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil composto por membros de entidades e movimentos representativos de usuários e trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. Para a Opas/OMS, a existência de uma instituição e de eventos que promovam o diálogo e a participação social na saúde é fundamental para que um país alcance a saúde universal.

Participaram da reunião Socorro Gross, representante da Opas/OMS no Brasil; Fernando Zasso Pigatto, presidente do CNS; Ana Carolina Dantas, secretária executiva do CNS; Neilton dos Santos e Elaine Pelaez, membros da Mesa Diretora do CNS; Renato Tasca, coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas/OMS no Brasil; e Fernando Leles, oficial especialista em Sistemas e Serviços de Saúde da Opas/OMS no Brasil.

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)

Nenhum comentário para: Opas/OMS participará da comissão organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde