Busca do site
menu

Ministério da Saúde publica agenda com prioridades de pesquisa

ícone facebook
Publicado em:22/01/2019
Ministério da Saúde publica agenda com prioridades de pesquisaO Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) publicou a Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde (APPMS). A iniciativa tem o objetivo de alinhar as prioridades atuais de saúde com as atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação e direcionar os recursos disponíveis para investimento em temas de pesquisas estratégicos para o SUS. A construção da agenda foi realizada em um processo participativo envolvendo todas as sete Secretarias do Ministério da Saúde em todas as etapas, que traz 172 linhas de pesquisa distribuídas em 14 eixos temáticos.

Durante a elaboração da APPMS, os problemas de saúde e de pesquisa foram identificados juntos às áreas técnicas e gestores do Ministério da Saúde. Esses problemas foram priorizados dentro das secretarias e, então, criadas linhas de pesquisa que refletem as necessidades de pesquisa do SUS. O trabalho iniciou em 2017, considerando o conceito amplo de saúde, seus determinantes e condicionantes, por meio da metodologia proposta pelo Global Forum for Health Research (2009) e adaptada para as nossas necessidades.

O documento APPMS não substituirá a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa (ANPPS). Trata-se de um instrumento para subsidiar a destinação de recursos, o planejamento institucional e a tomada de decisão no Ministério da Saúde nos próximos dois anos.

Acesse a Agenda aqui.
Leia mais
 
Ministério da Saúde publica agenda com prioridades de pesquisa

 


Fonte: Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Fique por Dentro Pesquisa

Nenhum comentário para: Ministério da Saúde publica agenda com prioridades de pesquisa