Inscrições abertas para diversos cursos 'lato sensu' na ENSP

Publicada em
 
 
 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) iniciou 2019 com inscrições abertas para diversos cursos lato sensu. Especialização, atualização, aperfeiçoamento são algumas das modalidades oferecidas. Acesse a Plataforma SigaLS e confira todos os cursos que seguem com inscrições abertas. Confira, abaixo, a lista de cursos disponíveis.

Especialização

Gestão da Atenção Básica
Inscrições: até 28 de janeiro

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), abre processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, na modalidade à distância. O objetivo do curso é especializar professores, técnicos, conselheiros e gestores da educação pública, qualificando-os para a formulação de Projetos de Investimentos no âmbito da Educação, para enfrentar problemas pedagógicos, administrativos e técnicos, envolvendo a análise situacional, de riscos e a estruturação de um plano operativo, que englobe a necessidade de recursos, as estratégias para a implantação de ações, os resultados esperados e seus respectivos indicadores de avaliação, de modo que os investimentos sejam sustentáveis. O curso é coordenado pela pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Luisa Regina Pessoa.

Leia mais aqui

Cuidados Paliativos com ênfase na APS
Inscrições: até 8 de fevereiro


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas, até dia 8 de fevereiro, para o Curso de Especialização em Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária - 2019. O curso é destinado a profissionais de nível superior da área de Saúde, com prioridade para aqueles que atuam na Atenção Primária da rede pública. Seu objetivo é capacitar profissionais da área de saúde para a assistência em cuidados paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar com ênfase na Atenção primária. São ofertadas 25 vagas, sendo 3 para ações afirmativas. A especialização tem coordenação de Valeria Lino, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Marcos Besserman Vianna e Ernani Costa Mendes, ambos do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP.

Leia mais aqui

Gestão e Tecnologias do Saneamento 2019
Inscrições: até 22 de fevereiro


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) torna pública as normas para o processo de seleção do Curso de Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2019, na modalidade presencial. São ofertadas 30 vagas, sendo 24 para candidatos de ampla concorrência, 3 para ações afirmativas e 3 para candidatos estrangeiros. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro. Sob a coordenação geral do pesquisador Paulo Roberto de Abreu Bruno e coordenação da pesquisadora Rosália Maria Borges de Oliveira, o curso se destina aos profissionais de nível superior com atuação ou interesse nas áreas de Saneamento e Saúde Ambiental.

Leia mais aqui

Aperfeiçoamento

Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Inscrições: até 25 de janeiro


O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/ENSP/Fiocruz), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria - Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas, até 18 de janeiro, para o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade presencial. Ao todo, 25 vagas estão disponíveis. O curso tem por objetivo qualificar profissionais de saúde e de áreas afins para que possam contribuir na implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos diferentes níveis de atuação, de forma intersetorial e interdisciplinar, buscando soluções para os problemas concretos das relações entre saúde, trabalho e ambiente. Coordenado pelas pesquisadoras do Cesteh, Maria Cristina Strausz e Letícia Pessoa Masson, busca capacitar profissionais para o planejamento, organização e avaliação de ações na área de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental com ênfase em ações intersetorias de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Leia mais aqui.

Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde
Inscrições: até 15 de fevereiro


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o Curso de Qualificação Profissional em Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde. Oferecido em nível de aperfeiçoamento, na modalidade presencial, o curso tem o objetivo de capacitar e treinar profissionais de saúde para aferir medidas antropométricas com qualidade em indivíduos das diversas etapas da vida. O curso intenciona, ainda, fomentar a visão crítica quanto ao uso da antropometria como um procedimento gerador de informações indispensáveis para a atenção à saúde do indivíduo e da coletividade

Leia mais aqui

Atualização

Curso sobre prevenção de doenças crônicas não transmissíveis
Inscrições: até 25 de janeiro


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) torna públicas as normas para o processo de seleção para as vagas de alunos do curso Prevenindo Doenças Crônicas não Transmissíveis: Tabaco, Álcool, Alimentação Inadequada e Inatividade Física - 2019, de qualificação profissional em nível de atualização, na modalidade presencial. Os objetivos do curso são: conhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não transmissíveis com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas públicas e conhecer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

Leia mais aqui

Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: qualificação profissional
Inscrições: até 12 de fevereiro


Estão abertas as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: Narrando Casos e (Re) construindo sentidos para o Trabalho em Saúde, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O curso objetiva ajudar para a compreensão e (re) construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter) subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado.

Leia mais aqui

Fundamentos da Experiência Psicanalítica
Inscrições: até 31 de janeiro


Estão abertas as inscrições para o curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Clarice Gatto. O curso tem por objetivo contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos espaços institucionais de trabalho, além de propiciar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho clínico da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde. Ao todo, 15 vagas estão disponíveis, para profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise, especialmente: médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais.

Leia mais aqui

Nenhum comentário para "Inscrições abertas para diversos cursos 'lato sensu' na ENSP"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.