Busca do site
menu

Plataforma de Conhecimento em Saúde do Isags reúne dados de toda a América do Sul

ícone facebook
Publicado em:16/01/2019
O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), lançou, em dezembro de 2018, sua Plataforma de Conhecimento em Saúde, espaço virtual em três idiomas, com relatórios, livros, estudos, cursos, materiais e referências de especialistas jornalísticos, entre outras ferramentas sobre temas como a Atenção Primaria, Vigilância Sanitária, Compras Públicas e Escassez de Drogas, Programas de Transferência de Renda, além de uma ação inédita na região no campo da Diplomacia em Saúde.
 
Plataforma de Conhecimento em Saúde do Isags reúne dados de toda a América do Sul

"A Plataforma de Conhecimento em Saúde compila os resultados do trabalho que temos feito para fortalecer a saúde na região", afirma Carina Vance, diretora executiva do ISAGS. “Gerar, produzir e disseminar conhecimentos críticos, inovadores e transformadores de políticas e sistemas de saúde para a redução das desigualdades sociais está dentro de nossas principais estratégias. Estamos convencidos de que uma ferramenta como essa contribui para a democratização do acesso ao conhecimento e à informação em saúde “, conclui Vance.

Disponível no site www.isags-unasur.org, a Plataforma de Conhecimento em Saúde contém:

*A base de dados Sul + (“MAS” – Monitoreamento de Assimetrias em Saúde). Trata-se de una coleta de dados, estatísticas, mapas, gráficos e notícias relacionados às assimetrias regionais e seus impactos na saúde na região sul-americana. Entre os tópicos disponíveis estão dados sobre: gastos com saúde; recursos humanos; mortalidade infantil e materna.

*Estudos publicados, tais como: A situação dos medicamentos essenciais em risco de escassez na América do Sul; Gestações não intencionais em adolescentes da região; um mapeamento das políticas de saúde intercultural; entre outras pesquisas publicadas ao longo de 2018 e em anos anteriores.

*Revista Saúde ao Sul: Publicação do ISAGS que cobre a realidade sul-americana, nos temas mais destacados para a saúde. Tem contribuições de especialistas e autoridades de várias áreas da Saúde, Desenvolvimento e Integração. Todas as edições estão disponíveis na plataforma.

*Livros publicados pelo Instituto, incluindo: Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, integralidade e equidade; Vigilância em Saúde na América do Sul: epidemiológica, saúde e meio ambiente e Atenção Primária à Saúde na América do Sul.

*Guias Clínicas: Com o intúito de oferecer oportunidades de cooperação técnica aos profissionais de saúde, as guias clínicas de cada país são ferramentas para  que as autoridades de saúde possam apoiar a equipe médica no uso racional de medicamentos e tecnologia, bem como suporte na busca constante pela qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Sobre o Isags - Unasur

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) é uma organização intergovernamental sediada no Rio de Janeiro, fundada em 2011 pelo Conselho de Ministros da Saúde dos países membros da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas). Entre suas funções está o treinamento de líderes, a geração e gestão do conhecimento e o suporte técnico para os Sistemas de Saúde. O Instituto gera conhecimento por meio de pesquisas e a realização de oficinas, seminários e estudos, além de publicar livros e uma revista mensal sobre temas relacionados à Saúde e ao Desenvolvimento.

 


Fonte: Instituto Sul-americano de Governo em Saúde (Isags)

Nenhum comentário para: Plataforma de Conhecimento em Saúde do Isags reúne dados de toda a América do Sul