Busca do site
menu

Como e Por que as Desigualdades Fazem Mal à Saúde

ícone facebook
Publicado em:14/01/2019
Aliando praticidade a novos formatos literários, a Editora Fiocruz lançou seu segundo e-book interativo: Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. O livro de autoria de Rita Barradas Barata, que teve sua primeira edição impressa em 2009, apresenta breves considerações teóricas sobre a temáticadas desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto.
 
A nova versão interativa, com edição de conteúdo de Maria Fernanda Marques Fernandes, Phelipe Gasiglia e Vanessa Freitas, diferentemente da mera transformação de impresso para digital, aproveita as possibilidades do meio virtual e se utilizade vídeos, áudios, galerias de fotos, infográficos e outros recursos que ora complementam, ora substituem partes do texto original, criando um novo formatode interação com o livro.
 
“O objetivo foi criar um produto realmente diferenciado e atraente, para que mais pessoas pudessem se sentir interessadas pela leitura”, explica o diretor-executivo da Editora Fiocruz, João Canossa. “Acrescentamos às mídias selecionadas, por exemplo, uma entrevista em vídeo coma autora, feita pela equipe da Editora em parceria com a VideoSaúde exclusivamente para o e-book interativo, material que serviu de fio condutor e abertura de cada capítulo”, conta.
 
Edição de conteúdo
 
João Canossa explica que apartir da metodologia construída pela experiência com o primeiro e-book interativo da Edi-tora, O Que é o SUS, de Jairnilson Paim, foi realizada uma leitura detalhada do livro para dividi-loem subtemas e identificar trechos que poderiam ser mexidos. “Trabalhamos com um repertório de mídias que nossos parceiros – outras instâncias de informação e comunicação da Fiocruz– sugeriram e outras que selecionamos a partir dos subtemaselencados. Em seguida, esse repertório passou por um segundo crivo relacionado à estética e à adequação”, detalha.
 
Sobre o livro
 
A edição trata da questão das classes sociais, de como a posição socialde cada indivíduo repercute sobresua saúde, e da influência da renda,ou seja, as relações entre riqueza eestado de saúde. Insere também a discussão sobre etnia e discriminação como categorias importantes da análise do estudo em questão. O livro destaca ainda as relações de gênero e a produção da saúde e da doença, tecendo comentários sobre as políticas públicas no enfrentamento das desigualdades sociais, para então expor suas considerações e conclusões em torno do tema.
 
Acessibilidade
 
Acesso e acessibilidade são grandes preocupações da Editora Fiocruz. Por isso, são oferecidos acesso aberto na internet, elementos sonoros (áudios) e formatos (PDFs) que facilitam a apreensão dos conteúdos. “Entendemos que, não só pela linguagem acessível, ao rechear os livros com infográficos e imagens e glossários, por exemplo, também contribuímos para a acessibilidade daqueles que têm talvez não uma limitação física, mas dificuldades cognitivas”, explica Canossa.
 
Os e-books publicados pela Editora Fiocruz estão em acesso aberto no SciELO Livros. Além da versão interativa de Como e Por Que as Desigualdades Fazem Mal à Saúde, também é possível encontrar o livro O Que É o SUS, de Jairnilson Silva Paim, primeiro e-book da Editora.
 
Como e Por que as Desigualdades Fazem Mal à Saúde

*Por Erika Farias
*Reportagem publicada originalmente no Jornal Linha Direta, de circulação interna da Fiocruz.

Fonte: Portal Fiocruz

Nenhum comentário para: Como e Por que as Desigualdades Fazem Mal à Saúde