Busca do site
menu

Ministério da Saúde e NIH abrem oportunidade para financiamento de pesquisas para HIV/Aids e comorbidades

ícone facebook
Publicado em:27/12/2018
Ministério da Saúde e NIH abrem oportunidade para financiamento de pesquisas para HIV/Aids e comorbidadesPesquisadores brasileiros que colaborarem com cientistas americanos terão a oportunidade de receber apoio financeiro para estudos de doenças infecciosas, imunologia e diversas outras linhas de pesquisa biomédica. O Ministério da Saúde e o National Institutes of Health, órgão de desenvolvimento de pesquisas do governo dos Estados Unidos, lançaram chamada conjunta que receberá inscrições a partir de fevereiro de 2019. Os pesquisadores brasileiros interessados terão esse período para estabelecer parcerias com pesquisadores vinculados às instituições norte-americanas elegíveis.

Os temas contemplados na chamada são: HIV/Aids e comorbidades; arboviroses e patógenos emergentes e reemergentes; tuberculose; malária; biologia e controle de vetores; detecção e vigilância de doenças infecciosas; alergia, imunologia e transplantes; saúde infantil e desenvolvimento humano; doenças neurológicas e AVC; e ciências ambientais da saúde. Estudos de pesquisa clínica também serão contemplados.

As inscrições serão realizadas pelo sistema do NIH e estarão abertas de 8/2/2019 a 8/3/2019. Deverá ser submetida uma proposta única para cada parceria. Os pesquisadores podem encaminhar uma carta de intenção, conforme link abaixo, até o dia 8 de fevereiro de 2019.

O NIH não estabelece critérios de titulação acadêmica para a submissão de propostas, mas irá avaliar a expertise dos pesquisadores, o potencial impacto dos projetos, a abordagem, o potencial de inovação e as instituições envolvidas. O valor total do financiamento será de cerca de 22 milhões de reais, e serão selecionados de 8 a 10 projetos. Cada projeto receberá 175 mil dólares anuais e deverá concluir as pesquisas em até quatro anos.

A colaboração entre o Ministério da Saúde e o NIH teve início em 2013, com o financiamento da Coorte Brasileira de Tuberculose (RePORT-Brasil). Em 2014, uma chamada de pesquisa selecionou 19 projetos brasileiros sobre doenças infecciosas e imunologia para receber financiamento de 5,5 milhões de reais.

Serviço:
U.S.-Brazil Collaborative Biomedical Research Program
(Programa de Colaboração em Pesquisa Biomédica Brasil – EUA
Inscrições: de 08/02/2019 a 08/03/2019
Informativo e links para inscrição: https://grants.nih.gov/grants/guide/rfa-files/RFA-AI-18-054.html
Dúvidas: http://grants.nih.gov/support/index.html

Fonte: Ministério da Saúde
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Editais

Nenhum comentário para: Ministério da Saúde e NIH abrem oportunidade para financiamento de pesquisas para HIV/Aids e comorbidades