Busca do site
menu

Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS é lançada na Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:20/12/2018

Foi lançada nesta terça-feira (18/12), na Fiocruz, a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS. A iniciativa é um desdobramento da cooperação técnica entre o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), visando fomentar a aproximação da pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vividas no cotidiano das gestões municipal, estadual e federal. Para o chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, eventos como este servem para mostrar a grande capacidade de inovação em gestão e práticas de saúde no SUS. “Vamos manter as atividades em 2019, nos estados nos quais a Fiocruz têm unidades, e procurar fortalecer, de maneira ainda mais efetiva, a cooperação da instituição com o Conass, o Conasems e o Cosems/RJ”.

Fernandes lembrou que esta é uma agenda municipalista e que por isso mesmo precisa das prefeituras para ser implantada com sucesso e gere frutos. A presidente do Cosems-RJ e secretária de Saúde de Piraí, Maria da Conceição Souza Rocha, afirmou que a cooperação com a Fiocruz leva à defesa de três patrimônios: a própria Fundação, o SUS e a democracia. “É fundamental proteger instituições como a Fiocruz, que cuidam do saber e da pesquisa. Os trabalhos e experiências catalogados no IdeiaSUS podem aparentar ser simples, são eles que fazem o SUS rodar. É importante nos juntarmos para que o SUS esteja vivo e atendendo ao seu grande público, que é toda a população brasileira”, disse Maria da Conceição. Ela disse que os trabalhadores da saúde dos municípios acreditam no SUS e o mantêm em funcionamento.

Em seguida, o administrador da Plataforma IdeiaSUS, Gilvan Mariano, da Fiocruz Pernambuco, fez uma exposição sobre as novas funcionalidades e serviços do site. “O objetivo é permitir acesso ainda mais rápido ao usuário, suas práticas e demandas. Fizemos esse redesenho baseados no uso que as pessoas fazem da página. Temos usuários em 511 municípios de todas as unidades da Federação. E em vamos oferecer uma novidade: um aplicativo de celular que dará condições aos usuários de enviar suas práticas dos seus celulares”. Após o lançamento da Plataforma houve uma roda de práticas IdeiaSUS, com a participação de representantes das secretarias de Saúde de seis municípios do Rio de Janeiro (Silva Jardim, Iguaba Grande, Mangaratiba, São João da Barra, Piraí e Três Rios), que apresentaram projetos, além de experiências exitosas do Hospital Cardoso Fontes, do Instituto Down e do Instituto da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 

Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS é lançada na Fiocruz

 


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário para: Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS é lançada na Fiocruz