Busca do site
menu

ENSP e Anvisa promovem curso sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

ícone facebook
Publicado em:19/12/2018
ENSP e Anvisa promovem curso sobre Qualidade em Saúde e Segurança do PacienteA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , promoverá mais uma edição do Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. O curso, na modalidade de educação a distância, terá início em julho de 2019 e formará 1000 profissionais que atuam em hospitais, na gestão da qualidade e na vigilância sanitária.

Entre os dias 10 e 11 de dezembro, foi realizada uma oficina com a presença de representantes da Anvisa e da ENSP, para organizar um material específico que articula a atuação da vigilância sanitária com a área da Segurança do Paciente e Qualidade em Saúde. O material será agregado aos dois livros que fazem parte do curso e que foram recentemente revistos e atualizados. O curso e a nova edição dos livros vêm consolidar, no âmbito da ENSP, o trabalho iniciado pelo professor e pesquisador, Walter Mendes, na área da Segurança do Paciente.

Para Lenice Reis e Victor Grabois, coordenadores do curso, essa é uma importante iniciativa da Anvisa para apoiar a implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente nos hospitais, pois o curso visa propiciar aos alunos a construção de conhecimento, a troca de experiências e a possibilidade de propor ações e intervenções que melhorem as práticas e avancem no sentido de controlar riscos e minimizar os danos advindos da atenção à saúde. "Serão 1000 novos especialistas trabalhando para inovar e aprimorar a qualidade e a segurança nos serviços de saúde".

Para as profissionais da Anvisa que estiveram presentes na oficina, esse é um investimento estratégico na formação de profissionais de saúde que visa contribuir para que o Brasil avance na qualificação dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. É também uma oportunidade de integrar os esforços da vigilância sanitária e dos prestadores de serviço de saúde e avançar em relação às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A partir do dia 3 de janeiro de 2019, será lançado o edital para a seleção de tutores e, ao final de janeiro, será a vez do edital para os candidatos ao curso. Acesse o Portal de Ensino da ENSP e saiba mais sobre os cursos oferecidos pela ENSP. 

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Ensino Parcerias

Nenhum comentário para: ENSP e Anvisa promovem curso sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente